Na dieta para pacientes diabéticos, tão importante saber quanto você irá comer é saber o que você vai comer, pois os carboidratos consumidos devem ser sabiamente escolhidos, escolhendo sempre suas melhores fontes.
As quantidades de proteínas e gorduras também são importantes, pois elas serão as maiores responsáveis pela sensação de saciedade, já que a quantidade de carboidrato é menor do em uma dieta habitual.
Abaixo segue sugestão de cardápio completo de sete dias, para que você possa fazer suas escolhas de acordo com a sua necessidade, com opções de café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Lembrando que é apenas um exemplo, principalmente no que se refere a quantidade de alimentos, respeite sempre as orientações do seu médico ou nutricionista.
Como você poderá observar na dieta abaixo, para não elevar bruscamente o índice glicêmico, as frutas são sempre ofertadas juntamente com fibras ou sementes que tem o importante papel de controlar os níveis de glicose no sangue, já que algumas frutas possuem elevado teor de frutose.
Ainda sobre as frutas, é importante que você evite os sucos, sejam eles industrializados ou naturais. Isso por que o suco perde todas as fibras e tem menor poder de saciedade que a fruta. Ou seja, nem tudo que é considerado saudável é permitido.
É de extrema importância o consumo da água durante o dia, pois o risco de uma desidratação é maior em portadores de diabetes pois os níveis de glicose sanguínea costumam ser maiores diminuindo os fluidos do corpo. A principio a recomendação é de 2 litros por dia, porém se você pratica atividade física essa quantidade deverá ser maior, podendo chegar á 3 litros ao dia.
Tabela de conteúdos
Outras recomendações:
- Para grelhar utilize óleo de coco, manteiga ou azeite;
- As opções de bebidas como cafés, chás e vitaminas devem ser adoçadas com adoçantes, de preferência naturais: stévia, xilitol ou eritritol.
- As saladas podem ser temperadas com limão, azeite, sal, ervas e vinagre. Evite aqueles molhos prontos, pois podem ter açúcar adicionado em sua composição.
- A batata yacon deve ser consumida crua, para não perder suas propriedades (seu sabor é semelhante ao da pera).
- A farinha de maracujá é extremamente importante para baixar os níveis de glicose sanguínea, não deixe de consumi-la todos os dias!
Cardápio semanal para para diabéticos
Acompanhe a seguir os 7 cardápios para a dieta para diabéticos.
Cardápio para segunda-feira
Café da manhã
Xicara de café com leite + fatia de pão integral + ponta de faca de queijo cottage + 1 laranja (comer com bagaço)
Lanche da manhã
1 banana picada com + colher (sopa) de aveia
Almoço
Prato de sobremesa de alface e cenoura ralada salpicada com 1 colher (sopa) de farinha de maracujá + 3 colheres de sopa de arroz integral + concha média de feijão + 3 colheres de sopa de chuchu refogado + filé de frango grelhado
Lanche da tarde
Xícara de vitamina de morango com leite (sem açúcar) + 3 unidades de castanha-do-pará
Jantar
Prato fundo de sopa de abóbora com carne desfiada
Ceia
Xícara de chá de camomila com gotas de limão + fatia grande de queijo branco
Cardápio para o domingo
Café da manhã
Xícara de leite com 2 colheres (sopa) de achocolatado diet + 3 torradas integrais + colher de sopa de creme de ricota + fatia de mamão salpicada com 1 colher (sopa) de chia
Lanche da manhã
Xícara de salada de frutas salpicada com 1 colher (sopa) de farinha de maracujá
Almoço
Pedaço grande de lasanha de berinjela + 2 colheres de sopa de arroz integral + prato de sobremesa de salada de couve com vinagrete
Lanche da tarde
Creme de morango com biomassa e chia
Jantar
3 colheres de sopa de arroz integral + 3 colheres (sopa) de carne moída com quiabo + prato de sobremesa de salada de abóbora cozida com ervas salpicado com 1 colher (sopa) farinha de maracujá
Ceia
1 kiwi
Receitas para diabéticos
Preparamos uma seleção de receitas para diabéticos para facilitar a elaboração do seu cardápio.
Em breve a listagem de receitas estará disponível.