Mas, apesar das vantagens que apresenta, a garcinia cambogia não é indicada para pessoas que apresentam determinados estados de saúde. Conheça os efeitos colaterais ontraindicações dessa planta.
Efeitos colaterais
Quando os frutos dessa planta são consumidos em grande quantia de uma só vez ou até mesmo consumidos diariamente, podem apresentar alguns efeitos colaterais que podem ser bastante indesejáveis e muito prejudiciais à saúde.
Os efeitos colaterais relacionados ao consumo de garcinia cambogia incluem:
- Dor de cabeça
- Náuseas
- Tontura
- Sede
- Sensação de “boca seca”
- Diarreia
- Dor de estômago
- Cólicas
- Erupções na pele
- Reações alérgicas
- Febre
O ácido hidroxicítrico presente na planta foi ligado à toxidade e atrofia testicular em testes de laboratório realizados com ratos. Embora não tenha mostrado efeitos graves desse tipo em humanos, é importante consultar seu médico antes de iniciar o consumo.
Ao perceber a ocorrência de um ou mais sintomas descritos acima, interrompa imediatamente o consumo e procure atendimento médico imediatamente.
Contraindicações
Diabetes
Para evitar maiores problemas de saúde e diversas complicações em seu organismo, que podem levar o consumidor a óbito, a garcinia cambogia é contraindicada para pessoas que possuem diabetes, já que o consumo dessa fruta (seja por meio de chás, polpas, extrato, cápsulas, entre outros) pode diminuir os níveis da glicose no sangue e consequentemente gerar hipoglicemia.
Gestantes
O consumo de garcinia cambogia é contraindicado também para gestantes e mulheres que amamentam, já que o consumo pode afetar o desenvolvimento do feto e da criança.
Colesterol elevado e hipertensão
Pessoas que fazem uso de remédios para controle do colesterol elevado e hipertensão arterial também não podem fazer uso deste produto, já que a interação medicamentosa não trará bons resultados.
Antidepresivos
Indivíduos que fazem uso de antidepressivos estimulantes da produção e liberação de serotonina não devem fazer uso da garcinia cambogia, já que a planta também estimula a produção dessa substância e pode gerar um estado de toxicidade de serotonina, levando a taquicardia.
Consulte seu médico
Sempre consulte seu médico antes de fazer uso de garcinia cambogia ou de qualquer outra substância, principalmente se estiver consumindo algum medicamento, já que a fruta pode interferir gravemente no tratamento, trazendo resultados bastante indesejados e graves problemas de saúde.
Atenção ao produto
Principalmente quando consumida em cápsulas, a Garcinia cambogia possui efeitos colaterais podem ser frequentes quando não são seguidas os níveis seguros para consumo do composto da planta em questão. Em cápsulas de 100mg, deve-se conter até 50% de ácido hidroxicítrico, sempre seguindo as recomendações que constam na bula e as indicações do seu médico.
Caso você esteja incluso em um dos casos especificados em “contraindicações”, jamais faça uso de nenhum composto que contenha garcinia cambogia. Se você tiver algum desses casos em seu histórico familiar, como diabetes, é fundamental consultar um médico.
Ao perceber qualquer um dos sintomas descritos em “efeitos colaterais”, suspenda imediatamente o uso. Tomar suplementos pode ser muito beneficioso para a saúde, mas deve ser feito sempre de forma consciente e segura, sob supervisão médica.