A farinha de quinoa é uma excelente opção para quem pretende substituir a farinha de trigo , seja por alergia/intolerância ao glúten, ou porque está em busca de novos sabores e mudanças de hábitos, com uma alimentação mais saudável.
A farinha de quinoa não é tão fácil de encontrar em supermercados , mesmo nas grandes redes. Por isso, para quem quer o produto final, o aconselhável é procurar por lojas de produtos naturais ou direto com os cerealistas (nas feiras ou nos famosos “mercadões” das grandes cidades). Outra opção, até mais em conta, é fazer a sua própria farinha de quinoa .
Como fazer farinha de quinoa
Para fazer farinha de quinoa é simples , basta comprar quinoa em grãos, espalhar em uma frigideira até cobrir o fundo e esperar os grãozinhos pularem. Não precisa deixar por muito tempo e é necessário mexer os grãos para tostarem de maneira mais homogênea e evitar que queimem. Não é necessário acrescentar óleo na panela.
Alguns tipos de quinoa são mais amargas devido às saponinas (fitonutriente) presentes nas cascas. Então a farinha também ficará com um gosto forte, mas não se assuste. Por via das dúvidas, enxágue qualquer quinoa que comprar antes de colocá-la na frigideira para fazer sua farinha. Também não precisa esperar os grãos secarem antes de tostar, pode colocar na frigideira enquanto ainda estão úmidos (não encharcados) e tostar em fogo médio.
Após o processo de torrar os grãos, está na hora de desligar o fogo, esperar esfriar e colocar a quinoa em um processador, ou liquidificador, e bater até virar farinha. Em seguida, é só peneirar e guardar em um pote (de preferência hermético) e se deliciar com suas receitas.
A data de validade será a mesma que estiver na embalagem original da quinoa ou a validade que o cerealista informar. É importante deixar o recipiente bem fechado para não mofar ou alterar a farinha, já que não contém conservantes. Alguns especialistas aconselham até guardar farinhas artesanais em sacos herméticos e colocar no freezer ou geladeira.
Como substituir farinha de trigo por farinha de quinoa
Algumas pessoas estranham as receitas que contém farinhas que não são de trigo. Com a quinoa não é diferente. Para acostumar o paladar, basta acrescentar essa farinha aos poucos nas receitas. Então, ao invés de utilizar somente farinha de quinoa , utilize metade farinha de trigo e metade farinha de quinoa até conseguir substituir completamente. Também pode ser utilizada para tomar com sucos e iogurtes, não precisa ser somente em receitas que vão ao fogo.
Como existem alguns tipos de quinoa com colorações diferentes, é necessário prestar atenção na cor dos grãos que você irá utilizar para virar farinha. Todos os tipos são ótimos para o organismo, mas, dependendo da receita, para ficar com um melhor acabamento visual, é necessário escolher a cor dos grãos.