O ginseng brasileiro é uma planta nativa da região amazônica e pode ser encontrada não só no Brasil, mas em outros países, como Venezuela, Peru, Panamá e Paraguai. A erva é popularmente conhecida por outros nomes, como ginseng-do-Brasil, cenoura-brasileira, corango, sempre viva, suma e para-tudo.
Foram os nativos da floresta amazônica quem popularizaram o nome “para-tudo”, isso porque, segundo eles, a raiz pode melhorar qualquer coisa. Eles faziam uso do ginseng brasileiro para todas as doenças. Além de utilizar como energético e para rejuvenescer. Ainda, foi muito conhecida, há séculos, pelo poder afrodisíaco que possui.
O ginseng brasileiro é muito utilizado com fins medicinais e costuma ser indicado por médicos, curandeiros e fitoterapeutas como um chá estimulante para o organismo. A erva também oferece diversos outros benefícios à saúde, que vão desde o alívio do estresse e da fadiga até o combate a problemas mais graves, como diabetes, anemia e colesterol.
Por isso, preparamos algumas informações sobre os principais benefícios do ginseng brasileiro, uma planta muito poderosa e que detém poderes de cura extremamente eficazes.
Benefícios do ginseng brasileiro
O ginseng brasileiro é famoso por suas propriedades medicinais e de cura. Seu consumo é normalmente indicado para aliviar o estresse e o cansaço físico ou psicológico. É usado também como remédio para problemas estomacais e sanguíneos e para o fortalecimento do sistema imunológico.
Mas seus benefícios não param por aí. O consumo regular do ginseng brasileiro também é indicado para dores de cabeça de origem hepática, aumento da resistência corporal e da tonificação muscular, estímulo do apetite, equilíbrio do açúcar no sangue, aumento da produção de estrogênio e redução do colesterol.
Por beneficiar a tonificação dos músculos, o ginseng brasileiro já foi usado por vários atletas, para melhorar o desempenho. Ele era utilizado como anabolizante, pois seus componentes o tornam natural e os efeitos colaterais são quase nulos.
Além disso, o ginseng brasileiro possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antifúngicas e antibacterianas, auxilia no tratamento da impotência sexual e de distúrbios hormonais, ajuda a regularizar a pressão alta, melhora a memória e combate a anemia. Um estudo realizado no Japão, inclusive, demonstrou que a erva é capaz de dificultar a ação de alguns tipos de células cancerosas.
Contraindicações
Embora não existam contraindicações específicas em relação ao consumo do ginseng brasileiro, não é recomendado consumir a erva em excesso, já que ela pode causar alguns sintomas negativos. Dentre eles, podemos citar pressão alta, insônia, diarreia, erupções na pele e nervosismo.
Gestantes e lactantes devem consultar um médico antes de ingerir o ginseng brasileiro, assim como pessoas que possuam sensibilidades aos princípios ativos da planta devem evitá-la. Ele também não é recomendado para pessoas com problemas de rim e coração.