O Kefir tem uma aparência que lembra muito o leite coalhado, porém tem o sabor bem mais semelhante ao iogurte. Ele é resultado da fermentação de micro-organismos, altamente benéficos que agem exatamente como antibióticos, porém naturais. A substância consegue cultivar as bactérias boas e matar as ruins do seu corpo, mas você sabe como fazer kefir?
Ele vem se tornando o queridinho do momento, e um dos pontos mais interessantes do Kefir, éAdicionar novo que ele não é vendido em lugar nenhum, ou seja, ele é compartilhado para você mesmo cultivar o seu em casa. E é sobre isso que iremos falar no artigo de hoje: como fazer Kefir, como preparar Kefir e como congelar Kefir. Acompanhe.
Como preparar Kefir?
Existem duas maneiras de preparar Kefir: na água ou no leite. O Kefir de leite necessita da bebida de mesmo nome de origem de cabra ou bovina. Poderá ser utilizado leite de coco, leite de soja ou iogurte.
Para preparar o Kefir de leite, você vai precisar de um pote de vidro limpo, 1 colher de sopa de grãos de Kefir e 2 xícaras de leite. Depois basta tampar o pote, com um pano vazado (pode ser uma gaze) e deixar na geladeira. Terá de esperar entre 36 a 48 horas, para que toda a substância contida no Kefir fermente. Depois disso, você vai coar o líquido, que parece muito com um iogurte.
Repare que você verá alguns grânulos já separados, são as bactérias do Kefir, que deverão adicionadas novamente ao pote. O líquido que foi coado, pode ser consumido, tanto como leite, ou para preparação de queijos, shakes ou iogurtes.
Kefir de água
Para cultivar o Kefir de água, você terá de seguir os mesmos passos que citamos acima, no de leite, mas substituir o leite por água de coco, demerara ou água com açúcar mascavo.
Essa é a maneira ideal, principalmente para pessoas que são intolerantes ou mesmo alérgicos à lactose. Uma dica importante é nunca utilizar colheres e recipientes de metal para poder armazenar o Kefir e tampouco para prepará-lo.
Depois de pronto, o Kefir deve ser sempre mantido em refrigeração, como também o seu substrato, seja o de leite ou água, deverá ser armazenado, para que não ocorra a morte dos microrganismos presentes.
Como congelar Kefir
Os grãos de Kefir não são consumidos, são utilizados somente para o momento de fermentação do líquido, ou seja, ele pode durar para sempre!
Você vai precisar somente, trocar o substrato para poder continuar o cultivo do Kefir. E, como você pode cultivar? O Kefir pode ser mantido em fermentação contínua ou então congelado. Congelar o Kefir é muito simples, basta, depois de já retirado todo o substrato, colocá-lo em um recipiente e guardá-lo no freezer.
Para voltar a ativá-lo, descongele em temperatura ambiente e depois coloque novamente o substrato escolhido. Faça você também!