A kombucha tem inúmeros benefícios para quem a ingere. A mistura de chá, açúcar e uma cultura de levedura e bactérias específica, chamada scoby, serve para muitas coisas benéficas ao organismo, como conferir energia, desintoxicar e melhorar o sistema imunológico: isso apenas para começar.
Confira para o que serve a kombucha.
A kombucha da energia
Uma das vantagens da kombucha é fornecer energia ao organismo, pois propicia a formação de ferro liberado pelo chá preto usado na mistura. O ferro, por sua vez, reforça a hemoglobina no sangue o que propicia a oxigenação e, consequentemente, confere o aumento de energia celular.
Serve para melhorar as funções do fígado
A bebida atua no processo de desintoxicação do corpo, combatendo a toxicidade nas células hepáticas. Logo, as funções do fígado são beneficiadas com a ingestão da kombucha.
A kombucha ajudar no emagrecimento
A kombucha atua auxiliando o processo de perda de peso, pois melhora o metabolismo e a queima de calorias e gorduras. Ela também bloqueia enzimas que absorvem o açúcar, já que possui ácido acético. Os carboidratos são melhores digeridos após a ingestão da bebida.
Ela melhora as articulações
As glucosaminas, substâncias que aumentam a produção do ácido sinovial hialurônico, também está presente na bebida. Com isso, dores nas articulações são prevenidas e o colágeno é preservado.
A kombucha previne vírus e bactérias
Há estudos que comprovam os benefícios da kombucha contra causadores de doenças ligadas à candidíase, por exemplo. Também há estudos que evidenciam proteção contra vírus que causam doenças na boca e nos pés.
Também beneficia o sistema digestório
A bebida possui muitos probióticos, pois quando é fermentada, os açúcares são quebrados e transformados pela levedura em álcool e ácido. Os probióticos, ou micro-organismos vivos, competem com bactérias ruins para o organismo e ajudam no fortalecimento da saúde intestinal.
A kombucha melhora o sistema imunológico
O sistema imunológico também entra na lista de vantagens para quem ingere a bebida. A kombucha ajuda na defesa do organismo combatendo a ação de radicais livres, associados à doenças graves como o envelhecimento precoce e o câncer.
Um componente existente na kombucha, o antioxidante chamado DSL, se forma no processo de fermentação e acredita-se que a união desta propriedade com a vitamina C reduzem danos nas células, possibilidade de doenças inflamatórias e até mesmo depressão do sistema imunológico.
Previne doenças cardiovasculares
Como auxilia a melhorar o perfil lipídico do organismo, também ajuda a reduzir o colesterol, mantendo em níveis adequados. Isto diminui os riscos de doenças cardiovasculares. Além disso, o chá verde, usado para fazer a bebida, reduz o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
A kombucha, feita adequadamente e tomada na medida certa traz inúmeras vantagens para o corpo.