A madeira bétula é extremamente útil para diversas finalidades, desde o consumo humano devido aos benefícios que oferece, até aplicações em construções. A sua história é longa e data de milênios no passado, tendo sido amplamente utilizada por diversos povos pelas mais variadas razões. Nesse artigo, conheça um pouco mais sobre a essa árvore e os principais usos dados à madeira de bétula.
Estudos geológicos sugerem que a planta surgiu há mais de 30 milhões de anos, ainda na era cenozoica. Foi uma das árvores que mais resistiu à famosa era do gelo, que, após o derretimento, se espalhou rapidamente por toda o continente Europeu. A bétula é muito bem adaptada aos climas frios e chuvosos, possuindo uma folha larga que permite uma transpiração muito eficiente.
Ela apresenta grandes contribuições ao ambiente em que foi plantada, como o equilíbrio químico do solo. Por se desenvolver muito rapidamente, apresenta uma concentração alta de auxina, o hormônio responsável pelo crescimento das plantas, e que também possui propriedades antimicrobianas, tendo enorme influência no controle de pragas e doenças que acometem algumas plantações.
Como a casca de bétula é aproveitada?
Pelos mesmos motivos que fazem a casca de bétula ser extremamente benéfica ao ambiente em que foi inserida, ela apresenta propriedades únicas ao entrar em contato com o nosso organismo, sendo extremamente conhecida e conceituada pela medicina popular de diversos povos ao redor do mundo.
Essa planta possui uma característica peculiar. Quando o seu ciclo de vida se encerra e ela morre, a parte interna se decompõe antes que o lado de fora comece a apresentar indícios de apodrecimento. É dessa maneira que é possível extrair a casca de bétula sem prejudicar a saúde da planta.
Usos comuns da madeira bétula
Ela é utilizada principalmente para a decoração de ambientes, como fabricação de cercas de jardins e anteparos para lareiras. A madeira bétula não apresenta uma resistência tão grande em relação às outras encontradas na natureza, mas com os tratamentos corretos feitos pela indústria, os itens fabricados a partir dela podem durar muitos anos.
O uso da madeira é extremamente admirado por designers de interiores, pelo seu efeito visual incrível, dando um toque rústico e sofisticado ao ambiente. Devido à sua alta taxa de absorção de água, a casca de bétula torna-se extremamente maleável, podendo ser utilizada para os mais diversos fins.
A planta costuma se desenvolver muito rapidamente, e crescer até atingir cerca de 15 metros altura, oferecendo uma grande quantidade de madeira. As suas sementes são minúsculas, e não precisam de animais para disseminá-las, o próprio vento cumpre esse papel. Por apresentar esse tipo de comportamento, a bétula se reproduz muito rapidamente pela região oeste da Europa, sendo muito conhecida nesses países, não só pela qualidade e funcionalidade da madeira, mas também pela sua beleza exuberante.