Na natureza, existem certos compostos e substância que agem como um verdadeiro remédio em nosso organismo. A abelha é um inseto responsável por produzir dois grandes antídotos naturais, que podem aumentar a nossa imunidade e nos livrar de diversas doenças.
Neste texto, você vai conhecer as propriedades da combinação de mel com própolis, benefícios e receitas. Boa leitura!
Propriedades
Ambos são utilizados pela humanidade desde muitos séculos. Há registros na Grécia e no Egito antigo sobre o uso do mel e da própolis. Esta combinação torna-se um remédio natural e poderosíssimo! A dupla intensifica a ação anti-inflamatória e antioxidante em nosso corpo.
A própolis é rica em flavonoides e fenólicos. Estas substâncias são responsáveis pelo combate a inflamações e radicais livres, contribuindo para a saúde das células e acelerando o processo de cicatrização em nossa pele. A própolis também é muito conhecida por aumentar a imunidade do corpo.
Enquanto o mel possui uma quantidade de diversa de vitaminas e um valor energético considerável. Sua composição apresenta proteínas e sais minerais, trazendo também características anti-inflamatórias e antioxidantes. O mel silvestre se destaca por ser uma boa fonte de minerais, e quanto mais escuro, maior a concentração destas substâncias.
Mel e própolis: a combinação perfeita
Em tempos de frio intenso, muitas pessoas sofrem com resfriados, gripes e dores de garganta. É comum, na época de inverno, pessoas saindo de farmácias com vários tipos de remédio: um para cuidar da tosse, outro para diminuir os espirros e mais um para cuidar da garganta. Mas você sabia que dois remédios naturais podem dar conta disso tudo?
O mel e a própolis são indicados para combater todos os sintomas de gripe e resfriado. Ambos têm uma grande potência quando se trata de substâncias anti-inflamatórias, e podem melhorar vários sintomas da gripe, como a tosse e as dores de garganta.
Cuidados necessários
Para que os efeitos deste remédio natural aconteçam, é necessário ter certa moderação e tomar cuidado com alguns detalhes. A própolis tem uma melhor absorção, junto com o mel, quando é consumida in natura. Os extratos, geralmente vendido em farmácias, levam álcool na sua composição, o que pode irritar a garganta e persistir os sintomas de tosse e dores.
Enquanto o mel deve ser consumido de forma moderada. Por se tratar de um alimento energético, logo, com uma boa quantidade de açúcar, é preciso consumir uma quantidade que não seja exagerada. Em excesso, o mel pode irritar o sistema digestivo, causando refluxo.
Lembrando que, para pessoas diabéticas, o consumo do mel deve ser ainda mais moderado ou evitado, em alguns casos. Pessoas que são alérgicas também não devem consumir este tipo de alimento. Antes de tomar o remédio natural por conta própria, consulte um médico e saiba a quantidade recomendada para o seu caso.