A bétula é uma árvore cujo aproveitamento é completo. Entre os derivados desta planta comum no hemisfério norte está o seu óleo, que traz todos os benefícios da espécie. Pois o vidoeiro, como também é chamado, conserva todos os seus bioativos vegetais nesta forma.
Assim o óleo de bétula pode servir como componente anticéptico, antirreumático, diurético, anti-inflamatório, dentre outras coisas.
Vamos entender melhor usos e aplicações deste produto rico em nutrientes essenciais e que além de tudo possui aroma calmante. Terapêutico, medicinal e versátil, este óleo não pode faltar na sua casa. Há quem diga que ele pode ajudar até mesmo a evitar a calvície. Abaixo elencamos os principais benefícios do derivado desta árvore com mais de 30 milhões de anos.
Óleo de bétula para dores e inflamações
Este produto pode ter um papel determinante na diminuição das dores no corpo. A eficácia do óleo de vidoeiro se encontra na presença de salicilato na sua composição. Este é um dos principais ingredientes da aspirina. No caso da bétula, a área onde for aplicado o produto experimentará dormência muscular, o que ajuda a reduzir o desconforto.
Problemas de articulação são igualmente impactados por este óleo. Inchaços, reumatismos e artrites, podem ser tratados desta forma. Além da ação anti-reumática e anti-artrítica, a bétula também acalma os quadros de contração muscular involuntária. Com isso edemas, fadiga, luxações e torções podem ser reduzidos com o óleo de bétula.
No que diz respeito às inflamações o ácido salicílico e o salicilato de metilo ajudam no combate às infecções bacterianas. Problemas no sistema urinário podem ser mitigadas quando há o uso deste produto. Afinal a sua ação concorre até mesmo para a limpeza dos rins. Não podemos esquecer também de que este é um ingrediente diurético.
Óleo de bétula para a pele
São largamente conhecidos os benefícios do óleo de bétula para a pele. Em um nível mais básico, o produto pode ser usado como um tonificante. Neste uso ele promove não apenas a limpeza, mas também equilibra o PH e serve de adstringente natural. De quebra este óleo vai ajudar a manter a sua pele jovem, reduzindo rugas e flacidez.
Por ser um estimulante da circulação, ele tende a ativar a regeneração natural da derme. Entre os resultados pode haver inclusive uma diminuição da celulite. Em casos de problemas como micoses, eczemas e outras infecções da pele, o fator anti-bactericida da bétula entra em ação. A melhora costuma ser expressiva.
Outros benefícios
Os exemplos já mencionados podem ser os mais procurados quando falamos do óleo de bétula, mas não são os únicos. Podemos mencionar ainda o combate à congestão e condições respiratórias delicadas como a bronquite.
Outros benefícios incluem melhora de dores de cabeça, fortalecimento do sistema cardiovascular e melhora do apetite. É fácil perceber que este produto é um verdadeiro complemento natural para sua saúde.