Muitas pessoas já conhecem o benefício da semente de linhaça para a alimentação e para o corpo humano. Por ser rica em fibras, a semente ou o pó de semente de linhaça são muito utilizados misturados a outros alimentos, como saladas, sucos, vitaminas, pães, entre outras receitas.
Além de benefícios à saúde, a linhaça auxilia no emagrecimento, pois oferece uma maior sensação de saciedade, evitando, assim, o consumo de demais alimentos. Apesar de a semente ser o produto mais conhecido, o óleo de linhaça também é uma substância muito positiva para o corpo humano, seja para fins estéticos ou de saúde.
Como existem dois tipos de linhaça – a marrom e a dourada – especificamos que hoje falaremos mais sobre as propriedades do óleo de linhaça dourada. Confira!
Componentes do óleo de linhaça dourada
Positivo para a saúde, o óleo de linhaça dourada é composto por diversos nutrientes importantes para a nossa dieta. O principal deles é o ômega 3, uma substância que deve ser ingerida diariamente.
Ao mesmo tempo que existem as gorduras ruins que, quando consumidas indiscriminadamente, podem causar diversas doenças, existem também as gorduras boas para o corpo humano.
O ômega 3 é uma delas e está disponível em abundância no óleo de linhaça dourada. Esta substância, além de prover o funcionamento normal do corpo humano, ajuda a combater inflamações e outros problemas de saúde.
O óleo ainda pode ser benéfico em tratamentos de doenças graves, como o câncer. Estudos comprovam que a substância combate a reprodução de células cancerígenas. O óleo também previne doenças do coração, devido à presença das gorduras boas que regulam a pressão arterial e diminuem as chances de complicações cardíacas.
Cuidados estéticos com óleo de linhaça dourada
O óleo também é uma ótima opção para quem precisa perder peso. Consumido moderadamente, ele pode auxiliar no funcionamento do intestino e ser um aliado no emagrecimento.
Como tem a função de lubrificar o cólon, o óleo de linhaça dourada auxilia na evacuação e torna o sistema digestivo mais eficiente, absorvendo o que for necessário e eliminando as substâncias que o corpo não precisa.
A celulite também pode ser combatida com a ajuda do óleo. Isso porque, devido às propriedades que estimulam a produção de colágeno, a linhaça dourada pode tornar a pele mais firme e, assim, dar adeus aos furinhos na pele.
E não é apenas pelo consumo do óleo de linhaça dourada que as substâncias podem auxiliar nos seus cuidados estéticos. Para cuidar dos cabelos com o óleo, basta massagear o couro cabeludo com duas colheres do líquido ou misturá-lo ao condicionador.
Aplicado nos fios, o óleo de linhaça dourada proporciona uma hidratação profunda e o fortalecimento do cabelo, acelerando o processo de crescimento.