A origem do mel de manuka, se dá pela flor de Manuka, que é comumente encontrada na região da Nova Zelândia e também na Austrália. Não existe nenhum tipo de mel que não seja benéfico para nossa saúde, em especial por terem em sua composição, peróxido de hidrogênio.
E é em um país tão pequeno e ao mesmo tempo tão grandioso, como a Nova Zelândia, que temos a origem do mel de manuka, o mel mais poderoso de todo o mundo.
O mel da manuka, se dá através das flores da manuka, uma flor extremamente especial que encontramos do outro lado do globo. Com uma aparência muito delicada, esconde uma das maiores forças encontradas na natureza.
Através dessas flores, que as abelhas da Nova Zelândia, conseguem retirar a famosa substância que dá o grande poder ao mel de manuka. Por lá, ele ganha o nome de “fator manuka”.
As abelhas retiram do pólen da flor de manuka, um ativo antibacteriano tão poderoso, que é conhecido até os dias de hoje, como o mais poderoso mel de todo o mundo.
O mel de manuka, possui um ativo ainda mais especial em sua composição. A ação antibacteriana encontrada no mel de manuka, é muito conhecida como: Fator Original Manuka ou UMF que é a sigla em inglês, que é uma forma de se medir a capacidade de matar vírus e bactérias do nosso organismo.
Inúmeras pesquisas já foram realizadas, e comprovam que o grande responsável, é o ativo encontrado – metilglioxal (MGO). E é através deste mesmo componente, que é encontrado o organismo de seres humanos, plantas e animais, a partir da glicose presente, e assim produzido, garantindo a melhor saúde de nossas células.
O que mostram as pesquisas realizadas sobre o mel de manuka?
Em 2008, foram realizadas pesquisas na Universidade de Dresden, pelo grande professor Dr. Thomas Henle, no qual foi comprovado que sem sombra de dúvidas, o grande responsável direto pela ação antibacteriana, do mel de manuka, é o metilglioxal.
Foram coletadas 60 amostras do mel de manka, e todas testadas pela equipe direta do Professor. E em todas elas, as concentrações de metilglioxal, variaram de 189 a 835 mg/kg. Sendo que o valor mínimo para haver reação antibacteriana, é de 100 mg/kg, onde tal número aparece no café e no chocolate.
E todo e qualquer alimento, que possua quantidades acima de 400 mg, é mais do que comprovado que é considerado como um agente poderosíssimo, contra diferentes vírus e bactérias, dos quais são imunes a antibióticos utilizados normalmente.
O mel de manuka tem sua origem da Zona Zelândia, porém você pode encontrá-lo aqui no Brasil, e começar a ingerir este grande poder da natureza, que nos é oferecido. Experimente você também!