O consumo de frutas é essencial para uma dieta equilibrada. Para incrementar os tipos de alimentos consumidos, no entanto, é interessante buscar opções diferentes das tradicionais maçãs, bananas e laranjas. O Brasil é um país rico em alimentos naturais, como frutos, verduras e legumes, então nada mais justo do que aproveitar essa grande diversidade, certo?
Uma fruta que tem conquistado a população brasileira é a pitaya. Normalmente consumida na sua versão branca, a pitaya também apresenta variações. Hoje iremos falar sobre as propriedades da pitaya amarela, uma fruta rara, porém repleta de nutrientes e muito saborosa.
Pitaya amarela e seus benefícios
A pitaya amarela é um fruto proveniente de um cacto e sua colheita ocorre principalmente em dezembro. Comercializada em supermercados e feiras, a polpa da fruta apresenta uma série de benefícios para a saúde de quem a consome. A pitaya é uma excelente auxiliar do sistema imunológico, pois é rica em vitamina C, nutriente que combate gripes e resfriados.
Outros pontos positivos do consumo de pitaya amarela estão relacionados ao combate de inflamações e infecções de bactérias e fungos. Além de estimular a produção de glóbulos brancos, combatendo infecções bacterianas e fungicidas, a pitaya tem propriedades anti-inflamatórias que aliviam dores.
A fruta é rica em cálcio (cada 100g de pitaya amarela possui 10mg de cálcio), portanto, ela ajuda a manter os ossos e dentes fortalecidos. Não só isso, ela possui inúmeros outros benefícios não citados, como regular a pressão sanguínea, o nível de glicose, ajudar a reduzir o colesterol e outros problemas cardíacos.
A pitaya amarela ajuda, também, no processo de perda de peso. O primeiro benefício da fruta para o emagrecimento é a aceleração do metabolismo. A pitaya amarela estimula um aumento no ritmo na metabolização de nutrientes porque trata-se de um fruto rico em proteína vegetal, substância essencial para o aumento de massa magra corporal e perda de peso.
Outro destaque da fruta é a quantidade de fibras presentes na sua composição. As fibras ajudam o corpo humano a digerir demais alimentos e na regulação do intestino.
A fruta é rica em uma substância chamada tiramina, aminoácido que estimula a produção de hormônios responsáveis pela utilização dos estoques de gordura já existentes no corpo humano. Ou seja, ao invés de consumir mais gorduras para que o corpo possa realizar suas funções com normalidade, a substância estimula uma queima de gordura armazenada, resultando em emagrecimento.
Consuma pitaya amarela!
Por tratar-se de um fruto raro, nem sempre é tão fácil encontrar a pitaya amarela. O ideal é encomendá-la em supermercado ou feira de sua preferência para sempre ter acesso à fruta. A pitaya, em suas diversas variações, pode ser consumida pura ou em sucos e batidas associados a outras frutas.