Uma alimentação regulada pode trazer muitos benefícios à saúde. No entanto, além do equilíbrio corporal, a dieta também pode ser uma ferramenta de prevenção e combate de doenças , tornando o corpo mais forte e mais preparado para as exposições diárias.
Existem substâncias presentes em algumas frutas, verduras, proteínas animais ou vegetais, entre outros tipos de comida que as tornam super alimentos . Esses produtos ganham essa denominação porque passam a contribuir de forma direta para a saúde corporal, indo além dos benefícios da dieta balanceada e proporcionando o fortalecimento de diversas áreas do corpo.
Hoje falaremos de uma fruta que é considerada um super alimento: o calafate . Ainda que seja pouco conhecido no Brasil, o calafate está ganhando o mercado natural do país aos poucos devido às suas propriedades que resultam em diversos benefícios para a saúde humana. Vamos saber mais sobre esse fruto!
Calafate, propriedades
O calafate possui propriedades que proporcionam benefícios ao corpo humano, como a prevenção de doenças. Vamos conhecer algumas delas.
Antioxidante
Uma das principais propriedades do calafate é sua ação antioxidante. Isto é, essa função combate a oxidação das células provocadas pelos radicais livres, o que pode prevenir desde doenças mais leves até doenças crônicas mais graves.
Previne doenças cardiovasculares
Por ter em sua composição os flavonóides, o calafate pode ser um ótimo protetor do sistema cardiovascular do corpo humano. Essa substância atua no controle da pressão arterial, o que já o transforma como um preventivo de doenças cardiovasculares. No entanto, pacientes que já estão em tratamento por alguma enfermidade do tipo podem adicionar o calafate na dieta para torná-lo um auxiliar no controle da doença.
Controla níveis de açúcar
O calafate também possui propriedades que atuam no controle dos níveis de açúcar no sange. Isso porque substâncias presentes no fruto tornam o corpo mais sensível à insulina, hormônio responsável pela metabolização dos carboidratos e pela redução da glicemia. Assim, o calafate pode se tornar um forte aliado de pacientes com diabetes ou com pré-disposição para desenvolver a doença.
Além disso, o calafate também pode reduzir os níveis de gordura corporal, o que é importante para pacientes que sofrem com a doença.
Anticancerígeno
Por fim, estudos ainda relatam que as propriedades do calafate podem auxiliar no combate ao câncer. O fruto possui uma gama de fitoquímicos bioativos, substâncias que combatem danos nas células, como a oxidação que leva ao desenvolvimento da enfermidade. Ainda que o calafate não possa ser considerado uma forma de tratamento de câncer, aliar a ingestão da fruta aos demais procedimentos pode trazer benefícios ao paciente.