A quinoa vermelha tem características nutricionais bastante semelhantes aos demais tipos de quinoa, mas apresenta peculiaridades que a tornam um grão com um apelo diferenciado. Este grão tem sido cada vez mais utilizado no Brasil, sendo um dos mais populares dentre todos os tipos de quinoa, incluindo a quinoa branca e a quinoa negra, outras variedades mais conhecidas.
Principais características
O visual avermelhado ou roxo apresentado quando está em estado cru é o principal elemento distintivo deste pseudocereal, que se torna marrom após o cozimento. Mas as diferenças não se resumem apenas à cor do grão.
A textura da quinoa vermelha também é um aspecto a se destacar, sendo mais crocante que os demais tipos de quinoa. Além disso, apresenta um sabor levemente mais terroso, especialmente em relação às quinoas branca e dourada, sendo a melhor opção para composições culinárias mais sofisticadas.
Aspectos positivos
Outro aspecto a se destacar são as propriedades nutricionais da quinoa vermelha, que, de forma semelhante aos demais tipos, também é rica em proteínas e apresenta baixo nível calórico, além de ser uma fornecedora de múltiplos nutrientes.
Juntamente com a quinoa negra, a quinoa vermelha também fornece lítio para quem a consome, um mineral que atua no Sistema Nervoso Central, estabilizando o humor e regulando o estresse, que não está presente na quinoa branca.
Desvantagens da quinoa vermelha
Apesar de ser um grão milagroso, a quinoa vermelha também oferece algumas desvantagens em relação às outras variedades de quinoa, sendo um tipo menos recomendado dependendo da intenção do consumidor.
Se a quinoa vermelha está sendo incluída em uma dieta que visa a perda de peso, ela pode não ser a melhor opção, pois apresenta entre 5 a 8% a mais de calorias por porção, do que as quinoas branca ou dourada.
Mesmo sendo levemente mais rica em carboidratos, a quinoa vermelha fornece uma quantidade inferior de fibras alimentares, em média apenas 60% das fibras presentes em outros tipos de quinoa. As fibras também são úteis para a perda de peso, pois aumentam a saciedade e regulam o Sistema Digestivo.
Em relação aos níveis de proteína, novamente, a quinoa vermelha sai perdendo em relação às quinoas branca e dourada, mas desta vez por pouco, com patamares entre 13 a 15% a menos de proteínas do que outros tipos. As proteínas auxiliam na construção e manutenção dos tecidos, além de ser útil para a perda de peso. A quinoa é um dos poucos vegetais que oferece uma proteína completa, ou seja, contém todos os aminoácidos que o corpo não pode produzir sozinho.
Procure orientação
Apesar de a quinoa vermelha ter níveis menores em alguns nutrientes, ainda é um pseudocereal com qualidades excepcionais. Mas, mesmo com todas estas vantagens, somente um médico ou nutricionista pode ajudar a definir com exatidão qual tipo de quinoa é o mais adequado para as suas necessidades e como ela deve ser implementada em sua dieta.