A busca por uma vida mais saudável e o consumo de alimentos melhores, levou a uma série de perguntas. Uma delas é, sucralose ou stévia, qual a melhor?
A sucralose é um composto químico sintético feito a partir da alteração do açúcar e é o único adoçante que tem essa propriedade. Seu uso é benéfico, pois é uma substância bem resistente ao calor, então pode ser usado em diversas receitas. Diversos órgãos reguladores, por todo o mundo, classificam o seu uso como seguro.
Já a stevia, por outro lado, é um adoçante natural, sendo produzido a partir de uma planta, nativa de ambientes tropicais e subtropicais.
Ambos os produtos têm algo em comum: são altamente recomendados para quem possui diabetes ou está querendo perder peso. Isso porque ambos têm a propriedade de manter a característica doce, ao mesmo tempo que tem um baixo teor calórico. Além disso, ao contrário do açúcar, o nosso organismo não absorve essas substâncias, significando que não é produzida a insulina.
Quais as diferenças entre eles?
Apesar dessa grande semelhança existem muitas diferenças entre os dois. Por exemplo, em relação ao potencial adocicado. A sucralose pode ser até 600 vezes mais doce que o açúcar, enquanto a stévia tem potencial um pouco menor, de 140 até 400. Por outro lado, a stevia ganha no valor calórico, que normalmente é zero. Já a sucralose, pode variar dependendo da marca, sendo de zero até cinco calorias.
Uma outra pequena vantagem da sucralose é em relação ao seu formato. Por ser um produto sintético, pode ser encontrado em forma líquida, granulada ou em tablets, dependendo da produção. Ou seja, é um produto bem versátil.
Já a stévia, para garantir suas propriedades ideais, é recomendado que seja usada a folha, fresca. Mas, ao ser comprovado que o produto é 100% natural, nada impede outras formas de uso. Também é um produto versátil, usado em praticamente todos os mesmos alimentos que a sucralose, exceto que não é muito comum vê-la como adoçante em cima das mesas.
Existem diferenças também, em relação ao gosto. A sucralose por ser um derivado do açúcar, possui um gosto bastante semelhante. Já a stévia, caminha por um lado um pouco diferente, levemente mais amargo, se aproximando mais do alcaçuz.
Porém, as maiores discussões giram em torno dos efeitos colaterais. A sucralose, por ser um produto sintético gera muito mais desconfiança, mas a verdade é que praticamente não existem estudos indicando que seu uso é prejudicial. Contudo, o uso de adoçantes pode gerar alguns problemas intestinais, além disso, o cloro usado para criar a molécula pode gerar algumas reações negativas.
Já a stévia, por ser natural, é vista com mais bons olhos e a relação com os estudos, é a mesma. Existem muito poucos estudos indicando que esse alimento faz mal, apesar de serem registrados efeitos colaterais como náuseas e tonturas.
Isso torna a decisão um pouco mais difícil e muito dependente do gosto pessoal e de suas necessidades. Agora que você conhece mais sobre elas, pense bem no seu objetivo e escolha o melhor para você: sucralose ou stévia.