Uma dessas plantas é a urtiga branca. Conheça um pouco mais sobre essa planta e a sua importância para a nossa saúde.
Urtiga branca: uma flor adocicada
Nativa da Europa, a urtiga branca é uma erva que, apesar do nome, não pertence à mesma família das urtigas. A espécie desta planta se chama Lamiun album, e não contém as propriedades características da urtiga, com os pelos urticantes e de sabor ardido.
Também conhecida como erva-angélica ou urtiga-mansa, esta erva tem sido usada pelos seres humanos há muito tempo. O crescimento acontece em diversas partes do mundo, onde a floração começa no outono e vai até o inverno.
A urtiga-branca apresenta flores grandes e brancas, característica que já aparece em seu nome. O aroma desta erva remete ao mel, pois é suave e doce. Esta característica atrai outros pequenos adoradores da urtiga-branca, as abelhas. O inseto também é responsável pela polinização da erva, garantindo o seu desenvolvimento.
A importância para a saúde
Em partes da China e do continente europeu, a urtiga branca faz parte da medicina popular e suas propriedades são passadas por gerações. A erva é conhecida pelas suas características adstringentes, expectorantes e emoliantes.
O uso da urtiga branca é indicado para aqueles que sofrem com problemas renais, contribuindo para amenizar os sintomas. A erva também é indicada para problemas nas vias urinárias, evitando o desconforto na hora de urinar.
As propriedades desta erva são importantes para diferentes fases da vida. Para casos de uremia em idosos, por exemplo, a urtiga branca é indicada. Enquanto que, para as crianças, o chá da urtiga branca é capaz de eliminar a tosse.
Como consumir?
Esta erva pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, na versão desidratada, mas também é fácil de ser encontrada em hortas ou vegetações. A urtiga branca pode ser facilmente encontrada em sítios ou florestas, pois ela se espalha fácil entre outras plantas.
O seu uso pode ser feito de duas formas: pelas flores e pelas folhas:
- O chá das flores, por exemplo, é muito indicado para problemas genitais femininos.
- Enquanto a infusão feita com as folhas pode diminuir os sintomas causados por problemas gástricos.
Contraindicações
Existe apenas um caso em que a urtiga branca não pode ser indicada. Para as pessoas que sofrem com o aumento da coagulação de sangue, a erva pode agravar o problema. Então, para casos de hemorragia intensa ou problemas sanguíneos, evite o consumo da urtiga branca.
Para descobrir se a urtiga branca é realmente indicada para você, consulte sempre seu médico.