Germen de trigo para que serve
O gérmen de trigo serve de alimento para as sementes poderem se desenvolver, portanto é a parte mais nutritiva do trigo, ele também é nutritivo para dietas humanas.
Você certamente já ouviu falar sobre o gérmen de trigo, mas será que sabe realmente todos os benefícios que este alimento pode trazer ao introduzi-lo em sua alimentação? Sabe quais são realmente as suas propriedades e quais são os benefícios da gérmen de trigo?
Fique tranquilo, pois em nosso artigo de hoje, vamos abordar tudo que envolve o gérmen de trigo e vamos acabar de uma vez por todas, com as suas dúvidas relacionadas a este maravilhoso suplemento alimentar. Acompanhe.
O gérmen de trigo serve de alimento para as sementes poderem se desenvolver, portanto é a parte mais nutritiva do trigo, ele também é nutritivo para dietas humanas.
O óleo de gérmen de trigo, de cor âmbar escura e suave aroma de noz, é rico em nutrientes, vitaminas e minerais. é utilizado para fins medicinais.
O germén de trigo, o minúsculo centro do grão de trigo, tem um sabor saudável e saboroso quando adicionado aos alimentos do dia-a-dia. Com alta nutrição, o germén de trigo oferece 20% do valor diário de vitamina E e ácido fólico e 26% do valor diário de fibra alimentar.
O gérmen de trigo é extremamente rico em proteínas, antioxidantes e vitaminas. Ele consegue ajudar em vários âmbitos no funcionamento do organismo, como na saúde de nossos cabelos. Além de retardar o envelhecimento da pele, ser utilizado em diferentes cosméticos e, também, ser um excelente suplemento alimentar.
Mas o que é o gérmen de trigo? Podemos afirmar que o gérmen de trigo é uma pequena parte, porém a mais nobre de todas, que temos a partir da semente desse grão. E é da parte germinativa que surge uma nova planta: o gérmen de trigo.
Chamado também de trigo germinado, o gérmen de trigo é riquíssimo em proteínas. E com excelentes quantidades de potássio e ferro. Encontramos também nutrientes como vitamina E, A, B1, B3 e B6, ácido fólico, zinco, cálcio e riboflavina.
E o que todas essas maravilhas podem fazer em seu organismo? O gérmen de trigo é um poderosíssimo antioxidante, hidratando de uma maneira complexa todas as células do nosso corpo, ou seja, é essencial para conseguirmos uma pele extremamente saudável.
O gérmen de trigo também atua na melhora do funcionamento do intestino e de nossa digestão. Ele reduz inúmeras toxinas do nosso corpo e conta com excelentes quantidades de ômega 3, controlando significativamente os níveis de colesterol do sangue.
É muito indicacado para a prevenção de câncer intestinal e, por ser altamente rico em vitaminas do complexo B, é usado em tratamentos do sistema nervoso – em especial para estudantes que se encontram em cansaço mental e para as crianças que sofram de déficit de atenção.
O gérmen de trigo é extremamente útil para a produção de proteínas, enzimas e hormônios, auxiliando ativamente no fortalecimento do sistema imunológico. Ajuda, ainda, na redução de quantidade de açúcar no sangue.
Ele possui, ainda, altas doses de vitamina E, que é excelente para o combate do envelhecimento e na prevenção de doenças cardiovasculares. E não esquecendo que essa mesma vitamina é uma grande aliada na prevenção de coágulos sanguíneos.
Fique atento, se você sofrer de carência de piridoxina – vitamina B6 – você pode estar com problemas no cabelo ou na pele. Caso você esteja com queda de cabelo ou seborreia, por exemplo, você pode incluir o gérmen de trigo em sua alimentação, pois ele possui altas doses de zinco e, certamente, vai auxiliar e muito nesses problemas que acabamos de citar.
Essa é uma grande dúvida que ronda o gérmen de trigo: se ele contém ou não glúten. Podemos começar dizendo que o gérmen de trigo não contém glúten, por ser somente uma parte do grão do trigo.
Porém, o glúten, que é a proteína do trigo, se concentra em partes diferentes do grão, chamado de endosperma, se mantendo em pontos separados. Mas o glúten pode acabar contaminando sim o gérmen do trigo, depois do mesmo ser processado.
Quando ocorre o processo de moer os grãos, para que o mesmo se torne farinha, o glúten acaba se misturando ao farelo e ao gérmen de trigo. Então, pessoas que têm doença celíaca, ou sensibilidade ao glúten, não devem consumir o gérmen de trigo, pois pode, sim, possuir fragmentos da proteína em sua composição.
Mas, caso você não tenha problemas relacionados ao glúten, pode consumir o gérmen de trigo tranquilamente. Mas, vamos ser sinceros, o sabor dele não é dos melhores, por conter um gosto amargo. E, por esse motivo, muitas pessoas ficam na dúvida de como podem utilizar este ingrediente.
Uma dica que podemos dar a vocês é combinar o gérmen de trigo com outros alimentos. Por exemplo, você pode adicionar o gérmen de trigo ao iogurte, em sucos de frutas, preparações de pães, bolos e até em bolachas caseiras. Fica realmente bem mais agradável o consumo, pode acreditar.
Você pode encontrar tranquilamente o gérmen de trigo em supermercados e lojas de produtos naturais. Como é comumente utilizado, é facilmente encontrado em diferentes redes de supermercados, sempre na ala de produtos naturais.
Experimente você também introduzir este maravilhoso alimento em sua rotina e tenha todos os benefícios em sua rotina!