A dieta dukan é um tipo de dieta muito seguida por milhares de pessoas. Foi criada pelo médico francês Pierre Dukan e, apesar de não ter respaldo científico, é uma dieta muito procurada.

É considerada uma dieta restritiva. Ela é muito semelhante à dieta da proteína. A diferença é que, na dieta da proteína, é aumentado apenas o consumo de proteínas e diminuído o de carboidratos. Já na dieta dukan são aumentadas proteínas magras e as gorduras boas e os carboidratos também são reduzidos.
A dieta dukan também é dividida em 4 fases, ao contrário da dieta da proteína. As fases são as seguintes: fase de ataque, fase cruzeiro, fase de consolidação e fase de estabilização.
Neste artigo, trataremos da fase de ataque de forma mais detalhada.
Tabela de conteúdos
Dieta dukan – fase ataque
A fase de ataque é a primeira etapa da dieta dukan. Nela é permitido apenas o consumo de alimentos proteicos magros de origem animal.
Nessa etapa não é permitido o consumo de todos os alimentos fontes de carboidratos, com exceção da aveia. É permitida a ingestão de apenas 1 colher e ½ de sopa de farelo de aveia. O farelo de aveia ajuda a dar mais saciedade ao corpo porque é um alimento com alto teor de fibras. Assim, é possível retardar a fome e controlar a ingestão alimentar.
Os alimentos fontes de proteínas são de digestão mais demorada. Eles também proporcionam mais saciedade ao corpo. Assim, o apetite e a ingestão alimentar também ficam mais controlados.
Nessa fase, além dos alimentos proteicos e do farelo de aveia, condimentos e adoçantes também são liberados.
A duração da fase de ataque da dieta dukan é em torno de 7 dias. Segundo seu criador, essa fase permite a perda de até 5 kg. Essa fase tem como objetivo estimular a perda de peso rápida e preparar o corpo para a continuação da dieta.
A fase ataque dukan é considerada muito radical. Isso porque há grande restrição de carboidratos e alto consumo de proteínas. Pelo fato de o corpo ingerir grandes quantidades de alimentos proteicos nessa fase, o recomendado é ingerir também bastante água. Isso é necessário porque grande quantidade de proteínas será processada nos rins. Logo, este órgão precisará de grande teor de água para dar conta de todo o trabalho como aumento das proteínas.
A dieta dukan fase de ataque realmente promove o emagrecimento?
A fase de ataque da dieta dukan é a fase que mais promove o emagrecimento através dessa dieta. Ela realmente promove o emagrecimento de forma rápida porque é pobre em calorias. Isso porque ela retira praticamente todos os carboidratos da alimentação. Estes nutrientes são os que mais ofertam calorias ao corpo.
As gorduras também são nutrientes que ofertam altas quantidades de calorias ao corpo. Com a redução desses nutrientes na dieta dukan ataque, inevitavelmente menos calorias é ofertada ao corpo. Assim, o corpo facilmente consegue emagrecer.
Outra explicação para o emagrecimento rápido nessa fase é que o consumo aumentado de proteínas garante maior saciedade ao organismo. Isso acontece porque os alimentos proteicos são de digestão mais demorada e permanecem por mais tempo no trato digestivo. Com o aumento da saciedade, a fome é retardada.
Com o aumento da ingestão de proteínas, o corpo tem mais trabalho para digerir esses alimentos. Com isso, o trabalho do metabolismo aumenta e, consequentemente, o gasto calórico também. Assim, a perda de peso ocorre de forma mais rápida.
Outro fator é que, com a redução drástica do consumo de alimentos fontes de carboidratos que são a fonte primária de energia do organismo, menos carboidratos o organismo terá. O corpo, então, precisa obter energia de outras fontes. Uma das fontes que ele retira energia são as gorduras (tecido adiposo). Com isso, o corpo perde peso rapidamente, principalmente gordura.
Cardápio dieta dukan – fase ataque
O cardápio dukan fase ataque é composto pelos seguintes alimentos:
- Carne vermelha magra (filé, músculo, coxão duro, coxão mole, maminha, patinho, etc.)
- Aves
- Peixes e frutos do mar
- Ovos
- Leite e derivados desnatados
- Queijos brancos (pouca gordura): ricota, cottage e minas frescal
- Farelo de aveia (1 colher e ½ de sopa) todos os dias
Além desses alimentos, líquidos como café e chás também são permitidos, mas sem a adição de açúcar.
Alimentos proibidos
Na fase de ataque dieta dukan, como vimos, não é permitido o consumo de alimentos fontes de carboidratos, com exceção do farelo de aveia.
No cardápio dukan ataque, mesmo com o consumo de alimentos com proteínas, não são permitidos alimentos proteicos ricos em gorduras. Entre esses alimentos estão as carnes gordas (picanha, costela bisteca, acém, cupim, etc.), leite e derivados que não sejam desnatados e queijos ricos em gorduras como mussarela, queijo prato e provolone.
Cardápios para emagrecer da dieta dukan fase 1
Receitas dukan – fase ataque
As receitas dukan ataque são obviamente compostas por alimentos fontes de proteínas e farelo de aveia. Abaixo trouxemos alguns exemplos.
Pão dukan fase ataque
Ingredientes
- 3 ovos inteiros
- 6 colheres de sopa de farelo de aveia
- 6 colheres de sopa de leite em pó desnatado
- 3 colheres de sopa de leite desnatado
- 3 colheres de sopa de iogurte desnatado
- ½ colher de sopa de fermento em pó químico
- 1 pitada de sal
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata tudo. Despeje a massa em uma forma de pão untada com azeite de oliva extravirgem e leve ao forno médio pré-aquecido por, em média, 30 minutos.
Como essa receita leva 6 colheres de sopa de farelo de aveia, esse pão pode ser dividido em 4 partes. Isso equivale e 1 colher e ½ de sopa de farelo de aveia. Cada parte pode ser consumida 1 vez ao dia. Divida a receita com outra pessoa que também esteja fazendo a dieta dukan. Você também pode reduzir a quantidade da receita pela metade para que o pão seja consumido em 2 dias.
Panqueca dukan fase ataque
Ingredientes
- 1 ovo
- 1 colher e ½ de sopa de farelo de aveia
- 1 colher de sopa de iogurte desnatado ou requeijão desnatado
- 1 pitada de sal (opcional)
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata tudo. Você também pode bater a mão. Espalhe a mistura da massa em uma frigideira antiaderente ou untada com azeite de oliva extravirgem. Deixe a massa dourar e soltar da frigideira e vire. Repita o mesmo procedimento do outro lado. Recheie a gosto com carne, peito de frango desfiado, peito de peru, atum ou queijo branco.
Salada proteica dukan
Ingredientes
- 1 xícara de chá de peito de frango cozido e desfiado
- 1 xícara de chá de queijo branco (de sua preferência) esfarelado
- 5 ovos de codorna cozidos
- 1 pote de iogurte desnatado
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque o frango desfiado, o queijo e os ovos de codorna picados e misture tudo. Acrescente o iogurte e misture novamente. Está pronto para consumir.
Misto quente dukan
Ingredientes
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de requeijão desnatado
- 1 colher de chá de fermento em pó
Modo de preparo
Em um recipiente, bata o ovo. Acrescente o requeijão e o fermento em pó e misture bem. Despeje essa massa em um refratário quadrado de vidro e leve ao forno micro-ondas por 3 minutos. Depois de pronto, corte a massa ao meio e recheie com queijo branco de sua preferência. Coloque no gril e deixe até esquentar. Depois é só retirar e consumir.
Beiju de farelo de aveia
Ingredientes
- 1 colher e ½ de sopa de farelo de aveia
- Água até cobrir
- 1 pitada de sal
- Queijo para rechear
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque o farelo de aveia e acrescente água até cobrir todo o farelo de aveia. Coloque o sal e misture tudo Deixe descansar por uns 2 a 3 minutos até o farelo de aveia absorver boa parte da água. Despeje essa mistura em uma frigideira untada com azeite de oliva extravirgem e espalhe. Deixe o beiju dourar e desprender da frigideira e vire. Repita o mesmo procedimento do outro lado. Retire da frigideira e recheie com queijo branco de sua preferência.
A fase de ataque da dieta dukan, como vimos, é considerada radical por retirar praticamente todos os carboidratos da alimentação. Por isso pode causar alguns sintomas pela falta de carboidratos como fraqueza, fadiga, tonturas, dores de cabeça e até desmaios. Além disso, como a fase de ataque dukan é muito rica em proteínas, isso pode ser prejudicial para alguns órgãos. Um exemplo são os rins que podem ficar com seu trabalho sobrecarregado.
Por isso, não só a fase de ataque da dieta dukan como a dieta num todo, só deve ser feita com orientação de um nutricionista. Este profissional poderá fazer um acompanhamento adequado a fim de minimizar possíveis danos à saúde com a dieta dukan. Nem essa dieta e nenhuma outra dieta, principalmente as restritivas, devem ser realizadas por conta própria.
Vídeo dieta dukan – 1ª Fase – Ataque
Gostou deste artigo sobre a dieta dukan fase de ataque? Esperamos que sim, Curta e compartilhe este artigo para divulgar todas essas informações. Esperamos também seu comentário. Assim, poderemos respondê-lo (a) e manter contato com você.