• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária

Dietas guia - Emagrecimento, alimentãço saudável e bem-estar

  • Dietas
    • Para emagrecer
    • Para engordar
    • Para ganhar massa muscular
    • Saudáveis
    • Para desintoxicar
    • Para intolerância e alergia alimentar
  • Cardápios
  • Receitas
    • Para emagrecer
      • Chás
      • Sucos
      • Sopas
      • Shakes
  • Alimentação saudável
  • Alimentos
    • Frutas

Maqui berry

Essa planta é extremamente conhecida na América do Sul devido aos poderes benéficos ao organismo. É comum encontrá-la nos jardins chilenos devido a sua exuberância e facilidade de ser cultivada.

A alta demanda do mercado internacional fez com que a sua produção fosse significativamente ampliada ao longo do ano, sendo uma grande fonte de renda para a região.

Como tomar maqui

Quem deseja usufruir dos benefícios proporcionados pelo Maqui pode tomar fresco ou em forma de pó ou cápsulas, que podem ser tomadas diariamente pela noite

Maqui propriedades

O maqui possui diversas propriedades que podem ser aliadas no tratamento de problemas de saúde.Vitamina C, fibras e flavonoides em quantidades maiores do que outros alimentos.

Receitas com Maqui berry

Considerada uma planta sagrada pelos Mapuches, povo que vive na região da Patagônia, no sul do Chile, a Maqui berry pode ser usada como ingrediente e acrescentada às receitas deliciosas de pratos e bebidas. Você sabia disso?

saiba mais sobre a maqui berry, sua origem e como cultivá-la corretamente para obter todos os seus benefícios.

O que é Maqui Berry?

A Aristotelia Chilensis, é uma planta nativa do Chile, se desenvolvendo na forma de arbustos perenes, que são encontrados em todas as épocas do ano. Essa planta é extremamente conhecida na região e cresce em encostas, orla de florestas em torno das rodovias chilenas.

Ao discutirmos sobre os super alimentos, entramos em um ramo cercado de muito misticismo e achismo, mas a Maqui Berry é comprovadamente um integrante de peso neste grupo. O primeiro cultivo conhecido, deu-se pelos nativos da região, os índios da tribo Mapuche, que hoje em dia usam ela como uma fonte de renda.

A origem do maqui berry é um arbusto que se dissemina naturalmente pela Patagônia chilena, e que pode ser plantado de maneira simples e rápida, tendo um rápido desenvolvimento e, em pouco tempo, florescendo e dando os frutos.

O seu sabor adocicado conquista o paladar, sendo muito semelhante às amoras, mirtilo e açaí. Pode ser consumida de diversas maneiras, basta encontrar a que melhor se encaixa ao seu estilo de vida e preferências pessoais, de qualquer forma o seu corpo irá absorver os nutrientes e assimilar todos os benefícios causados pela fruta cultivada há séculos por uma das tribos que apresenta o maior índice de longevidade.

Condições para que a maqui berry se desenvolva

A planta não possui grandes exigências, mas é necessário prestar atenção nas condições mínimas, caso contrário, você não irá conseguir cultivá-la. Ela consegue se desenvolver tão bem no Chile devido às características climáticas predominantes. Um ambiente com um índice de pluviosidade constante, ou chuva bem distribuída ao longo do ano, é essencial para que a planta consiga crescer.

Em regiões secas, é muito difícil cultivá-la, uma vez que os cuidados com irrigação devem ser constantes e feitos da maneira correta. O calor também é inimigo dessa planta, uma vez que ela irá perder muita água se exposta ao sol por longos períodos. O ideal é que o plantio ocorra em regiões com uma baixa temperatura média anual.

É preciso saber escolher o gênero que está sendo plantado. O maqui macho não dá frutos, e pode se tornar uma praga, e o feminino irá florescer mesmo sem a presença dele, de maneira ele pode, e deve ser removido das redondezas do seu jardim ou plantação.

Como plantar maqui

Há duas maneiras de plantar maqui berry, através das sementes ou pelo método da estaquia. Cada uma apresenta diferentes características que as tornam vantajosas em diferentes situações.

Estaquia

Plantar por estaquia significa cortar um pedaço do galho do arbusto e plantá-lo na terra, de maneira que ele cresce a partir desses brotinhos. Geralmente, esse método é mais rápido. Para que se use esse método para a maqui, é necessário escolher um galho que tenha pelo menos três brotos, e possua aproximadamente 15 centímetros de altura.

Para um plantio efetivo, mergulhe a base do galho em água até que as raízes comecem a se desenvolver, em seguida enterre com cinco centímetros de profundidade. Use uma estaca de madeira e prenda o galho na vertical para auxiliar na estabilidade até que a planta atinja um tamanho considerável.

Sementes

Preencha um vaso com substrato enriquecido e adubado para que a planta consiga todos os nutrientes nas primeiras etapas de crescimento. Molhe a terra de maneira que ela não fique encharcada, mas com uma quantidade considerável de água.

Enterre as sementes e deixe se desenvolverem até atingirem cerca de 10 centímetros de altura, quando será necessário transplantar a muda para um ambiente aberto, considerando que a planta pode atingir até cinco metros de altura. Quando estiver na hora, o método é similar a estaquia, mas como as raízes já estarão bem estabelecidas, não é mais necessária a ajuda de uma estaca para que ela fique na posição correta.

Ambos os métodos dão bons resultados quando os cuidados ideais são tomados, por exemplo, a disponibilidade de água é frequente. Preste atenção que o arbusto não deve receber luz solar direta, pois ele irá desidratar mais rapidamente. Plante as mudas com um espaçamento de pelo menos 50 centímetros, lembre-se que o arbusto cresce também para os lados, preenchendo um bom espaço.

A Maqui Berry é uma planta conhecida há gerações, e a cada dia apresenta novas funcionalidades ao ser humano, auxiliando na manutenção dos nutrientes do corpo e na boa saúde. Plantá-la é uma maneira de ter essa fruta saborosa disponível para o consumo diário.

Certamente isso também lhe interessará:

  • Sementes de cânhamo: ao contrário do que muitos possam pensar, as sementes de cânhamo são beneficiosas para a saúde. Ajudam no combate de doenças e tem un alto valor nutricional, destancando sua grande concentração de proteínas.
  • Folha de urtiga: essa planta, mais conhecida por queimar a pela, é usada a milênios como eva medicinal e alimentação. ë fonte de vitaminas e tem altas conetrações de ferro e magnésio.
  • Grama de trigo: obtida da planta jovem do trigo, em um estágio que a planta ainda não possui glúten, é fonte de inúmeras propriedades benéficas para o organismo, e pode ser consumida de forma segura pelos celíacos.
  • Batata yacon beneficios: nativa dos Andes, a yacon tem um sabor adocicado que da um toque especial a diversas receita. É conhecida também como “batata dos diabéticos”, já que ajuda a controlar os índices glicêmicos.
  • Alcachofra emagrece: seu baixo teor calórico, alto teor em fibras e propriedades diuréticas para o organismo, fazem da alcachofra um alimento ideal como auxiliar em processos de emagrecimento.
  • Linhaça emagrece: a linhaça é um alimento consumido há pelo menos 7 mil anos e além de ser rica em ácidos graxos, fibras e proteínas, seu uso é muito apreciados em dietas para emagrecer.
  • Groselha fruta: essa pequena frutinha, além de deliciosa, é muito nutritiva: possui um alto teor de vitamina C e vitaminas do complexo B, minerais como o magnésio, potássio, fósforo, cobre, manganês, cálcio, entre outros nutrientes.
  • Carambola fruta: a carambola é muito característica pelo seu belo formato em forma de estrela. É originária da Índia e muito apreciada no Brasil e também na China. Entre outras vantagens, ajuda a reforçar a imunidade e combater os radicais livres.
  • Fruta romã: a romã tem um sabor único muito apreciado. Contem um alto teor de vitamina C e vitamina K e é indicada para prevenir gripes e resfriados, alívio de inflamação da garganta e sinusitis.
  • Laranja vermelha: essa variedade de laranja, com uma coloração peculiar, também é conhecida como laranja de sangue. Entre outros benefícios, ajuda a diminuir os riscos de problemas cardíacos.
  • Astaxantina: com uma poderosa ação antioxidante, a astaxantina é um pigmento vermelho extraído principalmente de microalgas. Protege a pele contra os raios ultravioletas e é muito eficaz na neutralização de radicais livres.
  • spirulinaemagrece.com: a esta cianobactéria de cor verde-azulada, se atribuem tantas propriedades benéficas para a saúde, que ficou conhecida como ouro-azul. É um alimento bem completo e de fácil cultivo.
  • Graviola fruta: muito comun no norte do Brasil, a graviola era utilizada pelos indígenas não só para a alimentação, mas também con fins medicinais. A estudos que atribuem a esta fruta inclusive o poder de curar câncer .
  • Quinoa benefícios: a quinoa é classificada um pseudo cereal e não contem glutem. É um superalimento que vem se tronando cada vez mais popular em muitos países do mundo. Possui os nove aminoácidos essencias para o organismo.
  • Beneficios da aveia: a aveia é um cereal bastante completo, com um alto valor nutricinal, muito energética, rica em proteínas e com um baixo teor de gordura. Seu uso regular traz diversos benefícios para a saúde.
  • beneficiosdabeterraba.com: com sua cor marcante e um sabor adocicado, a beterraba é rica em diversos minerais e antioxidantes. A substância que dá sua coloração, é excelente para o sistema cardiovascular.
  • Noz da índia: a noz da índia é associada ao emagrecimento, porém ela não ajuda a perda de gordura e sim na perda de líquidos do corpo. Além dela não ajudar a emagrecer, seu uso pode ser perigoso para a saúde.
  • Óleo de linhaça: das sementes de linhaça se extrai um óleo muito rico em ácidos graxos (ômega 3 e 6), que tem um importante papel para manter um correcto nível de colesterol e triglicéridos, ajudando a previnir doenças cardiovasculares.
  • Beneficios do vinagre de maçã: da fermentação da maça se extrai um vinagre muito popular pelos seus benefícios cosméticos. Porém, seu uso vai muito além da estética, é um alimento que ajuda a melhorar a sáude de diversas maneiras.
  • Adoçante stevia: a stevia é uma planta de folhas extremamente doce. Do extratoda planta se obtem um excelente adoçante natural, de baixo teor calórico, que seu popularizou como uma alternativa mais saudável ao açúcar.
  • Pitaya fruta: a pitaya é o fruto de um cacto e tem uma aparencia exótica. Pode ser usada de forma bem versátil em diversas receitas; desde chás, sucos, sorvetes e doces até pratos salgados, como uma bela salada.
  • Manteiga ghee: também conhecida como manteiga clarificada, o Ghee é um ingrediente indispensável na culinária indiana. A medicina Ayurveda atribue a ele propriedades curativas e o considera um alimento rejuvenecedor.

Sidebar primária

  • Aviso Legal
  • Política de cookies
  • Política de privacidade

DMCA.com Protection Status

Copyright © 2023 · DIETAS GUIA

O objetivo de dietasguia.com é fornecer informação. Em qualquer caso, não substituem o conselho de um médico ou qualquer tipo de diagnóstico ou tratamento. É proibida a reprodução ou distribuição de todas as imagens e conteúdos publicado en dietasguia.com.

Utilizamos cookies. Se continuar navegando, aceita a sua instalação e utilização. Mais informações em nossa Política de Cookies.Aceitar
Cookies
Necessary Always Enabled