Como tomar maqui
Quem deseja usufruir dos benefícios proporcionados pelo Maqui pode tomar fresco ou em forma de pó ou cápsulas, que podem ser tomadas diariamente pela noite
Essa planta é extremamente conhecida na América do Sul devido aos poderes benéficos ao organismo. É comum encontrá-la nos jardins chilenos devido a sua exuberância e facilidade de ser cultivada.
A alta demanda do mercado internacional fez com que a sua produção fosse significativamente ampliada ao longo do ano, sendo uma grande fonte de renda para a região.
Quem deseja usufruir dos benefícios proporcionados pelo Maqui pode tomar fresco ou em forma de pó ou cápsulas, que podem ser tomadas diariamente pela noite
O maqui possui diversas propriedades que podem ser aliadas no tratamento de problemas de saúde.Vitamina C, fibras e flavonoides em quantidades maiores do que outros alimentos.
Considerada uma planta sagrada pelos Mapuches, povo que vive na região da Patagônia, no sul do Chile, a Maqui berry pode ser usada como ingrediente e acrescentada às receitas deliciosas de pratos e bebidas. Você sabia disso?
saiba mais sobre a maqui berry, sua origem e como cultivá-la corretamente para obter todos os seus benefícios.
A Aristotelia Chilensis, é uma planta nativa do Chile, se desenvolvendo na forma de arbustos perenes, que são encontrados em todas as épocas do ano. Essa planta é extremamente conhecida na região e cresce em encostas, orla de florestas em torno das rodovias chilenas.
Ao discutirmos sobre os super alimentos, entramos em um ramo cercado de muito misticismo e achismo, mas a Maqui Berry é comprovadamente um integrante de peso neste grupo. O primeiro cultivo conhecido, deu-se pelos nativos da região, os índios da tribo Mapuche, que hoje em dia usam ela como uma fonte de renda.
A origem do maqui berry é um arbusto que se dissemina naturalmente pela Patagônia chilena, e que pode ser plantado de maneira simples e rápida, tendo um rápido desenvolvimento e, em pouco tempo, florescendo e dando os frutos.
O seu sabor adocicado conquista o paladar, sendo muito semelhante às amoras, mirtilo e açaí. Pode ser consumida de diversas maneiras, basta encontrar a que melhor se encaixa ao seu estilo de vida e preferências pessoais, de qualquer forma o seu corpo irá absorver os nutrientes e assimilar todos os benefícios causados pela fruta cultivada há séculos por uma das tribos que apresenta o maior índice de longevidade.
A planta não possui grandes exigências, mas é necessário prestar atenção nas condições mínimas, caso contrário, você não irá conseguir cultivá-la. Ela consegue se desenvolver tão bem no Chile devido às características climáticas predominantes. Um ambiente com um índice de pluviosidade constante, ou chuva bem distribuída ao longo do ano, é essencial para que a planta consiga crescer.
Em regiões secas, é muito difícil cultivá-la, uma vez que os cuidados com irrigação devem ser constantes e feitos da maneira correta. O calor também é inimigo dessa planta, uma vez que ela irá perder muita água se exposta ao sol por longos períodos. O ideal é que o plantio ocorra em regiões com uma baixa temperatura média anual.
É preciso saber escolher o gênero que está sendo plantado. O maqui macho não dá frutos, e pode se tornar uma praga, e o feminino irá florescer mesmo sem a presença dele, de maneira ele pode, e deve ser removido das redondezas do seu jardim ou plantação.
Há duas maneiras de plantar maqui berry, através das sementes ou pelo método da estaquia. Cada uma apresenta diferentes características que as tornam vantajosas em diferentes situações.
Plantar por estaquia significa cortar um pedaço do galho do arbusto e plantá-lo na terra, de maneira que ele cresce a partir desses brotinhos. Geralmente, esse método é mais rápido. Para que se use esse método para a maqui, é necessário escolher um galho que tenha pelo menos três brotos, e possua aproximadamente 15 centímetros de altura.
Para um plantio efetivo, mergulhe a base do galho em água até que as raízes comecem a se desenvolver, em seguida enterre com cinco centímetros de profundidade. Use uma estaca de madeira e prenda o galho na vertical para auxiliar na estabilidade até que a planta atinja um tamanho considerável.
Preencha um vaso com substrato enriquecido e adubado para que a planta consiga todos os nutrientes nas primeiras etapas de crescimento. Molhe a terra de maneira que ela não fique encharcada, mas com uma quantidade considerável de água.
Enterre as sementes e deixe se desenvolverem até atingirem cerca de 10 centímetros de altura, quando será necessário transplantar a muda para um ambiente aberto, considerando que a planta pode atingir até cinco metros de altura. Quando estiver na hora, o método é similar a estaquia, mas como as raízes já estarão bem estabelecidas, não é mais necessária a ajuda de uma estaca para que ela fique na posição correta.
Ambos os métodos dão bons resultados quando os cuidados ideais são tomados, por exemplo, a disponibilidade de água é frequente. Preste atenção que o arbusto não deve receber luz solar direta, pois ele irá desidratar mais rapidamente. Plante as mudas com um espaçamento de pelo menos 50 centímetros, lembre-se que o arbusto cresce também para os lados, preenchendo um bom espaço.
A Maqui Berry é uma planta conhecida há gerações, e a cada dia apresenta novas funcionalidades ao ser humano, auxiliando na manutenção dos nutrientes do corpo e na boa saúde. Plantá-la é uma maneira de ter essa fruta saborosa disponível para o consumo diário.