Beneficios do maracuja
Se consome maracujá com regularidade, o seu sistema imunológico começa a se fortalecer. Isso significa que você passa a estar mais protegido de doenças advindas de agentes patogênicos.
A Passiflora Incarnata, também conhecida como flor da paixão, é uma planta nativa da América Central, tendo sido encontrada pelos colonizadores espanhóis na região do Peru, mas usada pelos nativos há muitos séculos.
Hoje em dia, é comercializada de diversas maneiras ao redor do mundo, e ganhou popularidade pelos seus efeitos benéficos ao organismo.
Se consome maracujá com regularidade, o seu sistema imunológico começa a se fortalecer. Isso significa que você passa a estar mais protegido de doenças advindas de agentes patogênicos.
Os métodos de tomar passiflora são variados, encontre aqui aquele que mais se adéqua ao seu estilo de vida, e aproveite os benefícios que essa planta natural pode oferecer.
Uma das frutas mais consumidas no Brasil, o maracujá, está presente no dia a dia de diversas maneiras. Receitas com maracujá são muito usadas para doces e também para os pratos agridoces.
A chamada flor de maracujá é uma planta tão colorida que é frequentemente vista decorando jardins do sul dos Estados Unidos.
Esse nome remete a um gênero que engloba mais de quinhentas espécies de plantas, sendo as representantes mais conhecidas, a Passiflora Alata, que dá origem ao maracujá doce, e a Passiflora Incarnata, que apresenta tantos efeitos positivos quanto a própria fruta.
A passiflora Incarnata é uma planta rasteira com gavinhas trepadeiras, e as flores costumam ser solitárias nas pontas dos ramos. Plantá-la próxima a muros dá um efeito exuberante na decoração do quintal. As flores possuem entre cinco e nove centímetro de diâmetro, possuindo pétalas brancas e púrpuras, que exalam um odor agradável.
Para o consumo, são destinadas apenas as partes aéreas da planta, ou seja, folhas e flores. Cada uma das partes é constituída por diferentes concentrações de substâncias químicas, cada um com as suas propriedades únicas.
Há uma lista longa acerca dos benefícios da passiflora. Essa flor é rica em vitaminas e nutrientes, capazes de regular inúmeras funções no organismo. O principal dos seus benefícios é a redução do estresse e sensação de calma que provoca, graças às concentrações significativas do seu princípio ativo, podendo ser usada até mesmo como um sedativo, e complemento no combate à insônia. Esse efeito é tão significativo que pode se associar essa característica passiflora calmante, ao medicamento.
Em estudos laboratoriais, constatou-se que a Passiflora Incarnata auxilia no tratamento de úlceras gastrointestinais decorrentes do uso excessivo de substâncias que agridem a mucosa do estômago, como o álcool e as aspirinas. Essa planta ainda é um poderoso agente antioxidante, que neutraliza os radicais livres no organismo, combatendo o envelhecimento precoce.
Quando passamos por um período de estresse, o corpo responde liberando hormônios, sendo o cortisol o mais importante deles. O efeito disso é um aumento no acúmulo de gordura. Não se pode dizer que a passiflora emagrece, mas ela ajuda a controlar o estresse e é coadjuvante para evitar o ganho de peso excessivo, além de que, os seus efeitos calmantes ajudam a controlar a compulsão alimentar.
Essa flor é rica em flavoníoides, substância que ajuda a proteger o coração, e estimula o sistema imunológico, além de inibir a produção de enzimas que causam as inflamações no organismo.
Ela pode ser consumida através de extrações e chás, mas, devido à praticidade do método, existe no mercado um remédio de passiflora, que são comprimidos que guardam grandes concentrações dos princípios ativos, e com doses controladas.
Lembre-se, você ainda está lidando com um remédio. O acompanhamento do seu médico é muito importante para garantir que os benefícios sejam aproveitados sem trazer prejuízos à sua qualidade de vida.
Sempre é necessário estar atento aos componentes da fórmula e investigar possíveis alergias a qualquer um deles. Gestantes devem, obrigatoriamente, procurar o profissional da saúde antes e durante o tratamento com a passiflora incarnata.
Devido ao seu efeito sedativo, pessoas que operam máquinas pesadas devem evitar expressamente a ingestão de passiflora incarnata, assim como aqueles que executam tarefas que necessitam de atenção por longos períodos.
Ao se falar no preço da passiflora, não é possível dar uma resposta conclusiva. Isso depende da maneira que você escolhe o medicamento e da sua região. Em cápsulas, você irá encontrar doses de aproximadamente 6,5 mg, dependendo do laboratório que produz, e a dose máxima diária não pode ultrapassar 40 mg. Há ainda a opção de utilizar uma extração líquida, na qual cerca de 10 ml possui aproximadamente 1,5 mg dos princípios ativos.
O uso junto com medicamentos sedativos ou depressores pode causar um efeito aditivo. Atualmente, não se conhece a maneira exata de como os princípios ativos da planta agem no organismo, portanto, não é possível estabelecer os efeitos colaterais da passiflora em longo prazo.
O nome passiflora incarnata pertencente à família Passifloraceae. Ela recebe esse nome devido à sua aparência. Ela é semelhante às representações da coroa de espinhos usada por Jesus Cristo, por isso “flor da paixão” em tradução livre do latim.
Ela conta com inúmeros benefícios relacionados à redução do estresse e aumento na sensação de relaxamento, sendo extremamente indicada para pessoas que passam grandes momentos de tensão, ou diagnosticados com ansiedade.