Receitas com Bardana
Para quem nunca consumiu esta raiz uma receita básica de refogado é uma boa pedida. Este prato pode ser feito em pouco tempo e precisa apenas de bardana, brócolis e alguns temperos. Até mesmo quem não tem muitas habilidades culinárias poderá preparar e experimentar este refogado sem grandes dificuldades.
Os sabores do oriente são únicos. É a combinação de ingredientes e temperos o que diferencia estas culturas. É claro que o oriente é vasto, e esta denominação acaba enquadrando em uma única classificação culturas muito diversas. Mas é inegável que todas possuem em comum sabores marcantes e cheios de presença.
E hoje já não precisamos visitar estes países para conhecer alguns de seus pratos. Pois a globalização atual é também de sabores e ingredientes. A bardana, por exemplo, é uma planta muito popular na culinária asiática, sobretudo japonesa.
Trata-se de uma raiz que possui um sabor levemente adocicado e terroso, e sua textura é crocante. Recomenda-se que a bardana não seja descascada por completo, já que sua casca concentra os benefícios da planta. Na terra do sol nascente é também conhecida como gobô.
Um prato muito comum feito com esta raiz é o Kimpirá. Esta receita adocicada e levemente apimentada faz parte do dia-a-dia japonês. É rotineiro no país que ela esteja dentro das marmitas, por exemplo. As receitas a seguir trazem desde os usos mais simples da raiz, até pratos mais elaborados. Sem esquecer no processo do famoso Kimpirá.
Receita de Kimpirá de bardana
30 minutos 8 porçõesA kimpirá é um prato tradicional da culinária japonesa, é também a receita mais famosa a utilizar a bardana como ingrediente e temperado com molho de soja
Receita de Quiche de homus com cogumelo shimeji e bardana
60 minutos 8 porçõesA quiche é uma espécie de torta muito popular na gastronomia francesa as variantes vegetarianas e veganas, com alho-poró, champignon, espinafre e bardana se tornaram comuns.