Você sabe o que é detox? O termo detox é a abreviação da palavra em inglês “desintoxication” que significa desintoxicação em português. A dieta detox tem sido muito procurada por causa das suas promessas de limpar o organismo. As consequências seriam o emagrecimento e a melhora da saúde. Por isso, conheça um pouco mais sobre essa dieta, se ela realmente funciona e se é saudável realizá-la.
Tabela de conteúdos
- 1 O que é a dieta detox?
- 2 Tipos de dietas detox
- 3 Como a dieta desintoxicante é feita?
- 4 Dieta detox – cardápio
- 5 Alimentos proibidos
- 6 Vantagens e desvantagens da dieta detox
- 7 A dieta detox realmente funciona?
- 8 Cardápios para desintoxicar
- 9 Outros tipos de dietas que podem ser de interesse
- 10 Vídeo o certo e o errado sobre a Dieta Detox!
O que é a dieta detox?
A dieta detox ou dieta desintoxicante é um plano alimentar que promete desintoxicar o corpo. Seu objetivo é eliminar do corpo substâncias tóxicas que possam impedir o bom funcionamento do organismo e um emagrecimento eficaz. Essas substâncias entram no corpo através dos agrotóxicos e dos produtos industrializados que são ricos em açúcares, gorduras trans, sal e aditivos químicos como conservantes e corantes.
Outras formas de intoxicação do organismo são através de agrotóxicos e pesticidas, poluição, álcool, cigarro, medicamentos, cosméticos e outros produtos.
Com o organismo livre de toxinas, ele passaria a funcionar melhor. Além disso, ocorreria diminuição da retenção de líquidos e facilidade no processo de quebra de gordura. Com isso, o emagrecimento ocorreria.
Por isso, muitos fazem a dieta detox não só para desintoxicar o organismo, mas para iniciarem uma dieta emagrecedora. Essa dieta de emagrecimento é iniciada após a semana detox. Outros realizam a dieta detox para iniciarem um estilo de alimentação mais saudável para que o organismo fique nutrido adequadamente.
O plano detox não foca na quantidade de calorias. Ele foca no tipo de alimentos que podem ser consumidos ou não. A perda de peso inevitavelmente ocorre na fase detox por causa da baixa oferta de calorias. Porém, a dieta não é exclusiva para a perda de peso.
Tipos de dietas detox
A dieta desintoxicante pode ter algumas variações. Independentemente do tipo, ela prioriza o consumo de alimentos saudáveis, naturais e orgânicos, que seriam alimentos que desintoxicam. Além disso, ela prioriza a ingestão de alimentos ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes e ômega 3.
Algumas das variações da dieta detox são a dieta detox normal (alimentos sólidos e líquidos), dieta líquida detox, dieta da sopa detox, dieta do suco detox, entre outras.
Como a dieta desintoxicante é feita?
O modo como essa dieta é feita vai depender da sua vertente. Dietas detox de consistência líquida que incluem sucos, sopas, vitaminas e shakes não podem ser feitas por muito tempo. Isso porque são muito restritas. Elas podem ser feitas de 2 a 3 dias.
Acima de 2 ou 3 dias, a dieta detox só pode ser realizada se a introdução dos outros alimentos da lista for feita. Ela teria, então, a duração de até 5 dias ou até 1 semana.
Na dieta detox 2 dias ou dieta detox 3 dias, a alimentação deve ser realizada de 2 em 2 horas. Nessa fase, as atividades físicas intensas estão proibidas. Na dieta detox 5 dias e na dieta detox 1 semana ou dieta detox 7 dias, a alimentação pode ser realizada de 3 em 3 horas com o aumento da atividade física.
Após o término da dieta, a alimentação pode voltar ao normal, mas seguindo a mesma linha de uma alimentação saudável.
Dieta detox – cardápio
Todos os alimentos detox (considerados detox) são alimentos naturais e saudáveis. Portanto, os alimentos do cardápio detox são:
- Frutas orgânicas
- Verduras e legumes orgânicos
- Cereais integrais, farinhas e farelos: arroz, aveia, quinoa, amaranto, milho, etc.
- Leguminosas: feijão, soja, lentilha, ervilha e grão de bico
- Sementes e farinhas: linhaça, chia, gergelim, etc.
- Oleaginosas e farinhas: castanhas, amêndoas, avelãs, amendoim, nozes, macadâmia e pistache.
- Frango, principalmente o peito
- Peixes, principalmente os ricos em ômega 3 como sardinha, salmão, atum, arenque, cavala, truta, entre outros.
- Ovos orgânicos
- Óleos saudáveis: azeite de oliva extravirgem e óleo de coco extravirgem
- Líquidos: leites vegetais (caseiros), água de coco, chás naturais, sucos naturais, vitaminas, shakes, sopa líquida e água
- Temperos naturais: cebola, tomate, alho, limão, cebolinha, pimentão, coentro, salsa, sálvia, alecrim, manjericão, hortelã, louro, tomilho, pimenta, entre outros.
Alimentos proibidos
Como vimos, os alimentos proibidos são os que possuem substâncias tóxicas como os agrotóxicos e aditivos químicos. A dieta para desintoxicar também não permite o consumo de sal e açúcar em excesso. Estes aditivos podem causar retenção hídrica e inflamar o corpo, respectivamente. A dieta também proíbe o consumo de gorduras de origem animal (saturadas).
Portanto, os alimentos proibidos são:
- Carne vermelha, principalmente as gordas
- Banhas
- Bacon e embutidos como salsinha, linguiça e presuntos
- Leite e derivados de origem animal
- Alimentos industrializados
- Frutas e verduras com agrotóxicos
- Açúcares e doces em geral
- Massas em geral
- Cereais e produtos refinados como arroz, pães, bolos e biscoitos
- Café e outros produtos fontes de cafeína
- Frituras
- Alimentos assados em carvão
- Bebida alcoólica
Vantagens e desvantagens da dieta detox
Vantagens
O consumo dos alimentos do cardápio detox aumenta a oferta nutrientes e substâncias que geralmente estão deficientes na nossa alimentação. Esses nutrientes são as vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e ômega 3.
Os antioxidantes contidos nesses alimentos auxiliam na melhora da saúde. São substâncias que ajudam a combater os radicais livres presentes no corpo. Esses radicais livres podem surgir por causa de processos metabólicos normais como a respiração. Outras fontes são as externas como alimentação, poluição, radiação, agrotóxicos, estresse, etc. Os radicais livres prejudicam a saúde porque causam danos às células saudáveis do corpo. Esses danos causam doenças como o câncer, doenças neurológicas e doenças cardiovasculares, além do envelhecimento precoce.
Outra vantagem é que, com o aumento do consumo de fibras, a digestão e o funcionamento do intestino melhoram. Além disso, o ômega 3 melhora os níveis do colesterol e a retirada do açúcar melhora os índices glicêmicos.
Mais uma vantagem da dieta detox é a promoção da alimentação saudável, pois insere alimentos mais naturais e saudáveis. Além disso, retira os alimentos processados sendo estes ligados ao aparecimento de doenças como diabetes, hipertensão, alergias e até câncer.
Desvantagens
A dieta detox, em sua versão mais radical como a líquida, é uma dieta bastante restrita. Ela elimina parte de alimentos e nutrientes importantes na alimentação.
Se a dieta líquida detox for realizada acima do tempo permitido, alguns sintomas podem surgir. Entre eles estão: tonturas, fraqueza, apatia, desmaios, entre outros. Esses sintomas surgem por causa da deficiência de energia que pode levar à queda da glicose sanguínea. Por isso, a versão restrita da dieta não pode ser seguida por muito tempo.
A ausência do consumo de leite e derivados pode causar deficiência de cálcio se essa dieta seguir por longo tempo. Para suprir essa falta do cálcio, fontes vegetais podem ser utilizadas como os leites vegetais e folhosos da cor verde-escura. Porém, estes alimentos possuem uma quantidade de cálcio bem abaixo da encontrada no leite de origem animal.
Se realizada por muito tempo, a dieta detox também pode causar deficiência de ferro. Este mineral é encontrado em maior quantidade e qualidade nos alimentos de origem animal como carne vermelha e vísceras.
A dieta detox realmente funciona?
A ideia da dieta desintoxicante é válida para introduzir na alimentação alimentos mais saudáveis.
No sentido de desintoxicar o organismo, a dieta detox não tem base científica. A função de desintoxicar o corpo já é feita por órgãos como fígado, rins, pulmões e intestinos. A dieta detox, portanto, não tem como função limpar o corpo sozinha e nem de ajudar no trabalho desses órgãos.
O termo detox pode ser utilizado de forma mais correta em pessoas que, por exemplo, fazem tratamento para dependência química. Nesse caso, o tratamento é feito com medicamentos que ajudam a limpar o organismo das substâncias químicas advindas das drogas.
Mas a alimentação não tem o poder de limpar o organismo, mas sim de nutri-lo. Com o corpo mais nutrido, ele passa a funcionar melhor melhorando a saúde em geral. Nutrientes como os antioxidantes e algumas vitaminas, bem como o ômega 3, têm ação antioxidante e anti-inflamatória, respectivamente. Eles não possuem ação de desintoxicação.
Por isso, não é conclusivo afirmar que a dieta detox seja realmente detox. Esse termo foi criado como propagando para estimular a venda de supostos produtos detox e, assim, aumentar o faturamento. Mas, com vimos, essa dieta pode ser útil no sentido de melhorar a alimentação introduzindo alimentos mais saudáveis.
Já para o emagrecimento, ela pode funcionar, pois como prioriza o consumo de alimentos naturais, se torna baixa em calorias. Esse fator favorece a perda de peso. Mas isso pode ocorrer somente durante a fase da dieta. Ao término, pode ocorrer retorno do peso se não houver uma reeducação alimentar.
Para o emagrecimento, o ideal é procurar a ajuda de um profissional nutricionista que pode prescrever uma dieta balanceada. Assim, é possível obter um emagrecimento de forma saudável e duradouro.
Cardápios para desintoxicar
Outros tipos de dietas que podem ser de interesse
Vídeo o certo e o errado sobre a Dieta Detox!
Gostou do nosso artigo sobre a dieta detox? Esperamos que sim. Curta e compartilhe este texto nas suas redes sociais. Assim, outras pessoas podem ter acesso a este conteúdo. Deixe também seu comentário abaixo. Ficaremos felizes com a sua participação.