As pessoas encontram-se mais atentas com a saúde nos dias atuais e pode-se dizer que muito disso parte do princípio de que a maioria deseja alcançar um corpo bonito, assim como a melhora da qualidade de vida. Seguindo esse desejo, é possível encontrar vários métodos alimentares que prometem resultados promissores e não apenas a partir da redução de peso, mas também na saúde como a dieta com os alimentos alcalinizantes.
Essa dieta recebe o nome de alcalina, e que seria um método alimentar que tem como foco manter o pH alcalino do corpo humano em torno de 7,35 para proporcionar ampla melhora em seu funcionamento. A dieta tem feito sucesso entre diversas celebridades, não por oferecer o emagrecimento e sim por ter seu foco voltado na qualidade de vida e em detalhes que passam a fazer diferença no futuro, influenciando em sua boa saúde.
Ficou curioso para entender mais detalhes sobre essa dieta? Confira detalhes no texto.
Tabela de conteúdos
- 1 O que é dieta alcalina?
- 2 Como funciona a dieta alcalina?
- 3 Mas afinal, a dieta alcalina seria uma dieta para emagrecer?
- 4 Os benefícios que a dieta alcalina oferece ao corpo
- 5 Confira a lista de alimentos alcalinos para seguir a dieta
- 6 Entenda mais detalhes sobre os alimentos da dieta alcalina
- 7 A dieta alcalina e a sua relação com o câncer
- 8 Outros tipos de dietas que podem ser de interesse
- 9 Vídeo sobre o benefícios da água alcalina
O que é dieta alcalina?
Na busca pelo equilíbrio do corpo é possível iniciar uma nova rotina de alimentação que como consequência pode promover a redução de medidas e a melhora da sua saúde. A dieta alcalina pode ser considerada um método alimentar que não visa a perda de peso de maneira rápida como muitos imaginam, e sim a melhora do equilíbrio do corpo e no caso, tendo o foco de usar uma “fórmula” que ajuda a equilibrar a acidez do organismo.
Essa dieta consiste em uma alimentação equilibrada, e quase a reeducação alimentar, visando a ingestão apenas de alimentos alcalinos (alimentos com potencial de manter o equilíbrio do pH ideal do corpo). Segundo os especialistas, existem alimentos alcalinos e os alimentos ácidos. Os ácidos são capazes de aumentar a acidez no sangue, e isso pode desequilibrar o pH do corpo, enfraquecer seu sistema imune e entre outros problemas.
No caso dos alcalinos, pode-se dizer que eles possuem potencial de equilibrar o corpo e principalmente o seu pH. Esses alimentos tendem causar diferentes mudanças positivas no organismo, como melhora do funcionamento do aparelho digestivo, diminuição da retenção de líquido e a eliminação de toxinas. Ou seja. Tratam-se de alimentos que são saudáveis e podem promover a melhora intensa da saúde, assim como a perda de peso.
Como funciona a dieta alcalina?
Tecnicamente, a dieta funciona de maneira prática basta que se atente aos alimentos a qual costuma ingerir nas refeições. Segundo os nutricionistas, a proposta da dieta é que as pessoas aumentem o consumo dos alimentos caracterizados como alcalinos, tendo a necessidade de reduzir ao extremo o consumo daqueles que venham a ser ácidos. Com isso, pode alcançar um equilíbrio interessante na alimentação e também sobre o corpo.
Entenda que a dieta não é restritiva como outras, mas sim um método alimentar que se torna saudável por oferecer equilíbrio das refeições. Ou seja. Você não terá que parar o consumo de alimentos ácidos de forma drástica, mas reduzir a sua ingestão para obter uma melhoria na saúde. A ingestão dos ácidos deve ser feita com moderação, evitando que o organismo seja prejudicado por conta do excesso, causando mudanças negativas.
A dieta alcalina determina que a alimentação precisa seguir um equilíbrio, e com isso é possível considerar como proporção adequada a ingestão de 40% de alimentos ácidos e de 60% para os alimentos alcalinos. Claro, é possível ter uma outra proporção conforme o seu organismo, mas para isso será necessário consultar médicos e especialistas para cálculo de proporção ideal para seu corpo, considerando as suas necessidades e outros.
Mas afinal, a dieta alcalina seria uma dieta para emagrecer?
Basta falar em dieta que as pessoas rapidamente a relacionam com os métodos capazes de emagrecer rápido. Contudo, entenda que a dieta alcalina não tem essa função, pelo contrário, o objetivo da mesma é diminuir a acidez no sangue proporcionando maiores chances do corpo encontrar o equilíbrio e consequentemente permite aumentar o nível de saúde, a qualidade de vida e outros fatores que passam a influenciar o seu dia a dia.
Essa não é uma dieta para emagrecer rápido ou para eliminar a barriga de vez, mas sim um método que visa a saúde das pessoas, proporcionando mais equilíbrio no corpo, ou principalmente, no organismo. Claro que ao realizar essa dieta saudável existe a chance de aprender a se alimentar corretamente, o que consequentemente influencia na perda de peso, sugerindo então que de maneira indireta a dieta pode eliminar alguns quilos.
Entenda que as receitas para emagrecer são baseadas no equilíbrio da alimentação e a prática constante de atividades físicas. Logo, ao seguir de forma correta a dieta alcalina cardápio pode acessar resultados promissores de dentro para fora. Afinal, o objetivo de todos precisa ser essa purificação do corpo internamente, para depois poder colher os frutos proporcionados sobre seu exterior, deixando o corpo mais bonito esteticamente.
Os benefícios que a dieta alcalina oferece ao corpo
Os adeptos da dieta alcalina podem alcançar uma série de benefícios, e principalmente ao considerar a realização da dieta de maneira rigorosa considerando a ingestão apenas de alimentos classificados como alcalinos. Por exemplo, um dos benefícios promovidos pela dieta é o emagrecimento, contudo isso ocorre como consequência da alimentação equilibrada e saudável. Logo, o emagrecimento não está entre seus principais objetivos.
Além disso, a dieta que foca na alimentação alcalina também pode ajudar combater a ação dos radicais livres, que basicamente são responsáveis pelo envelhecimento celular. Este tipo de benefício pode ser alcançado com o consumo das frutas e de vegetais tidos como alcalinos, sendo também alimentos antioxidantes que permitem a eliminação das toxinas do organismo, melhorando o funcionamento e deixando o corpo mais saudável.
A alimentação ainda auxilia na saúde dos ossos e articulações, obtendo a possibilidade de prevenir a artrite e a desmineralização óssea – onde acontece a retirada de minerais, como o magnésio e o cálcio, dos ossos. A mesma dieta promove a redução da retenção de líquidos, que seria um problema comum e que causa o inchaço intenso das pessoas, assim como pode deixá-las menos ativas, prejudicando a realização de suas obrigações.
Os benefícios que a dieta alcalina são diversos, por isso que é interessante considerar o alimento alcalino como principal em suas refeições. Existem estudos que buscam vários vestígios dos alimentos alcalinos para com a prevenção de algumas doenças, sendo que alguns cientistas e médicos acreditam na possibilidade desses alimentos e dieta ajudar na prevenção do câncer, assim como melhorar os sintomas que a doença tende causar.
Confira a lista de alimentos alcalinos para seguir a dieta
Existe uma extensa lista da dieta alcalina alimentos permitidos, que permite facilitar o dia a dia dos adeptos do método alimentar. A lista é composta por diferentes alimentos, sendo tanto vegetais, como também frutas, proteínas, temperos, minerais e outros que podem facilitar na efetivação da dieta. Assim, pode manter a alimentação controlada a fim de alcançar todos os benefícios que são prometidos diante dessa dieta alcalinizante.
Confira a lista com os alimentos permitidos e posteriormente os detalhes de alimentos que devem ser evitados para que tenha uma alimentação equilibrada para a boa saúde:
Lista de alimentos alcalinizantes
Vegetais alcalinos:
- Abóbora
- Acelga
- Agrião
- Aipo
- Alface
- Alfafa
- Alho
- Batata
- Berinjela
- Beterraba
- Brócolis
- Brotos
- Cebola
- Cenoura
- Cevada
- Chlorella
- Cogumelo
- Couve
- Couve Flor
- Couve galega
- Couve nabo
- Couve rábano
- Dente de leão
- Doce
- Dulce
- Ervilha
- Espinafre
- Feijão Verde
- Flores Comestíveis
- Folhas de Beterraba
- Folhas de Mostarda
- Pepino
- Pimenta
- Rabanete
- Repolho
- Spirulina
- Tomate
- Vegetais Fermentados
- Vegetais Marinhos
Vegetais Orientais alcalinos:
- Daikon
- Kombu
- Maitake
- Nori
- Raiz de dente de leão
- Reishi
- Shitake
- Umeboshi
- Wakame
Proteínas alcalinas:
- Amêndoas
- Castanhas
- Milhete
- Proteína do soro do leite (conhecido como o whey protein) em Pó
- Tempeh (fermentado)
- Tofu (fermentado)
Frutas alcalinas:
- Abacate
- Abacaxi
- Ameixa
- Amora
- Banana
- Cantaloupe
- Cereja
- Coco
- Damasco
- Figo
- Framboesa
- Frutas Tropicais
- Frutas vermelhas
- Groselha
- Laranja
- Lima
- Limão
- Maçã
- Melancia
- Melão
- Melão
- Melão
- Morango
- Nectarina
- Pera
- Pêssego
- Ruibarbo
- Tâmara
- Tangerina
- Toranja
- Umeboshi
- Uva
- Uvas Passas
Temperos e adoçantes alcalinos:
- Canela
- Chili
- Curry
- Ervas (considere todos os tipos de ervas)
- Gengibre
- Marinho
- Misso
- Molho de Soja
- Mostarda
- Sal
- Stevia
Outros alimentos alcalinos:
- Água Antioxidante Alcalina
- Água Mineral
- Culturas Probióticas
- Grãos de lecitina
- Laticínios Fermentados
- Melaço
- Pólen de Abelha
- Sucos de Folhas Verdes
- Sucos de Frutas Frescas
- Sucos de Vegetais
- Vinagre de Maçã
Entenda mais detalhes sobre os alimentos da dieta alcalina
Entenda que alguns alimentos podem ser caracterizados como ácidos inicialmente, mas após a sua ingestão ocorre a possibilidade de se tornarem alcalinas. Um exemplo seria a questão do limão, tido como uma fruta extremamente ácida, mas que após ser ingerida se torna alcalina – ainda seria uma das frutas mais eficientes no processo de alcalinizar o sangue, assim como outros alimentos, sejam eles vegetais, frutas ou até as proteínas.
Também será necessário prestar atenção nos alimentos que são tidos como ácidos, para que assim possa reduzir o consumo dos mesmos, oferecendo o equilíbrio que tende ser exigido na dieta alcalina. A lista de alimentos ácidos não é tão grande, mas tenha certos cuidados para não cair na contradição de um alimento não ser tido como ácido de uma maneira inicial, mas ao ser ingerido liberam o ácido e prejudicando o pH do seu corpo.
Entre os alimentos ácidos que precisam de atenção pode-se encontrar Abóbora, Açúcar, Aguardente, Alfarroba, Ameixa, Amendoim, Azeitonas, Cacau, Café, Caju, Cerveja, Cranberry, Destilados, Frutas Cristalizadas, Frutas Enlatadas, Groselha, Legumes, Leite, Lentilha, Manteiga, Manteiga de Amendoim, Milho, Mirtilo, Mostarda , Noz-pecã, Nozes, Processado, Queijo, Sorvete, Tahini, Vinagre, Vinho, Xarope de Milho e vários outros.
Na lista de alimentos ácidos também deve se atentar, principalmente, aos grãos, pois se tornam opções constantes no cardápio das pessoas. Entre esses alimentos, se atente ao Amaranto, Amido de Milho, Arroz (todos), Aveia, Bolachas, Centeio, Cevada, Espelta, Farelo de aveia, Farelo de Trigo, Farinha branca, Farinha de Semente de Cânhamo, Farinha de Trigo, Gérmen de Trigo, Kamut, Macarrão, Milho, Pão, Quinoa, Talharim e os outros.
A dieta alcalina e a sua relação com o câncer
Em algum momento você deve ter se deparado com informações que relacionam essa dieta alcalina câncer, o que inicialmente muitos podem estranhar. Contudo, existe uma série de estudos que visam identificar os reais efeitos de uma dieta a base de alimentos ácidos e alcalinos devidamente controlados no corpo de uma pessoa com câncer ou até mesmo no corpo de pessoas sem câncer, como uma precaução para com essa doença.
Entenda que a princípio essa dieta não tem o poder de cura completa da doença, sendo uma informação que os próprios estudos evitam relatar, pois poderia causar problemas no tratamento de pessoas com câncer. Assim, essa dieta tem como objetivo até então, a melhora de aspectos específicos do corpo, seja gerando mais energia ou até mesmo no aumento da imunidade – algo que tende a ser rapidamente atingido ao tratar a doença.
Segundo os médicos, o ideal é que essa dieta seja executada de forma coerente, onde é aconselhado compor a alimentação em 70% de alcalinizantes e 30% de acidificantes no intuito de deixar o sangue com o pH acima de 7,5. Assim, as pessoas poderiam ter uma maior resistência às doenças, além de melhorar o metabolismo e outros aspectos que é fundamental na recuperação ou tratamento de um câncer assim como sua prevenção.
Ao prestar atenção na sua alimentação, priorizando o equilíbrio da refeição com a ideia de alimentos alcalinos e ácidos existe a possibilidade de melhorar a saúde e ainda pode eliminar alguns quilos indesejados como consequência das refeições equilibradas e saudáveis. Tente se esforçar, procure ao máximo manter a dieta e a partir disso pode melhorar a sua saúde, qualidade de vida e claro, sua aparência.
Outros tipos de dietas que podem ser de interesse
Vídeo sobre o benefícios da água alcalina
Gostou de conhecer a dieta alcalina? Não perca a oportunidade de compartilhar esse conteúdo com mais pessoas que também necessitam dela para emagrecer de vez! Ah, não se esqueça de deixar seus comentários sobre dúvidas e opinião sobre a mesma, é muito importante para nós!